1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Abril

Banco do Vestuário inicia a produção de máscaras

Material foi recebido por meio da campanha Doe Tecidos, promovida pela Prefeitura

Atualizada dia

O Banco do Vestuário, vinculado a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), iniciou nesta semana a produção das máscaras com os materiais recebidos pela campanha Doe Tecidos, iniciada na última semana.

Os materiais estão sendo doados por empresas, entidades e também por pessoas que tem acessórios de costura em casa e que não estão utilizando neste momento. Os hospitais da cidade também estão auxiliando neste processo.

Todos os tecidos recebidos estão sendo cortados e separados em kits junto com elásticos e linhas. Esses kits são montados para a produção de 50 máscaras. Posteriormente, eles são enviados para os voluntários cadastrados junto a Sdete e que estão auxiliando na costura deste material. As pessoas que saibam costurar e que quiserem se voluntariar na produção das máscaras podem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail sdete@caxias.rs.gov.br, e passar seus dados (nome, telefone e endereço).

O coordenador da confecção das máscaras, Sergio Cesa, diretor da Sdete, salienta que esse trabalho é todo voluntário, feito para ajudar a população caxiense. A estrutura do Banco do Vestuário também está à disposição. “Nós temos a estrutura do Banco do Vestuário, ela pode ser utilizada para esse trabalho. Mas é necessário lembrarmos que só podem oito pessoas ficarem aqui dentro, medida para evitar a propagação do vírus e aglomeração de pessoas”, diz Cesa. Neste momento, as confecções no Banco do Vestuário estão sendo feitas apenas no turno da manhã, das 8h às 12h. Há voluntárias trabalhando em casa também.

A Sdete fica responsável por enviar o material aos voluntários e também por buscar as máscaras prontas. “Depois de confeccionadas e prontas, as máscaras são desinfectadas e colocadas em embalagens com 10 unidades”, explica Cesa.

As entidades que quiserem receber essas máscaras devem entrar em contato com a Sdete solicitando o recebimento do material. “Nossa prioridade de doação de máscaras são para a área da saúde e servidores. Mas as entidades podem entrar em contato conosco para receberem essas máscaras e posteriormente doarem para as pessoas que necessitam”, informa o coordenador.

A campanha Doe Tecidos segue em andamento. Podem ser doados tecidos como lençóis, camisetas, calças, TNT ou qualquer artigo de algodão que possa ser utilizado para confecção de máscaras. Os pontos de recolhimento das doações são os Supermercados Andreazza dos bairros Kayser, Lourdes, Bela Vista, Santa Catarina, Pioneiro, Sagrada Família, Desvio Rizzo, Cruzeiro e São Luís. Ou também entrando em contato com Sdete.Não saia de casa para doar, doe quando for a algum desses pontos.

Galeria de imagens
1 de 11 imagens

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso

Foto por Marcos Cardoso