1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Abril

Comissão de Agricultura entrega ofício ao Prefeito pedindo decreto de emergência

Atualizada dia

A Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) entregou ao Prefeito Flávio Cassina/PTB na manhã desta quinta-feira (30), um ofício pedindo agilidade ao decreto de emergência devido a estiagem. No encontro o Prefeito ressaltou a importância do decreto e que no perímetro urbano 98% da população é abastecida pelo Samae mas no interior é tudo na base de açudes, vertentes e poços e que serão necessárias mais caixas reservatórias devido a grande seca no interior.

O presidente da comissão vereador Arlindo Bandeira/PP, declarou a importância de haver algum projeto em parceria com as secretarias para agilização de licenças e máquinas para abrir mais açudes já que a maioria secou.

Bandeira, ressalta a importância do decreto para os agricultores que estão sofrendo com a seca e com a pandemia do coronavírus salientando que ontem na reunião da comissão a engenheira agrônoma da SMAPA, Neiva Rech, entregou um relatório ,realizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a secretaria municipal de agricultura, pecuária e abastecimento, com as estimativas de prejuízos na zona rural devido a estiagem que vem ocorrendo desde novembro de 2019.

Segundo o relatório, continuando a falta de chuvas, os produtores não realizarão plantios, principalmente de hortaliças, o que acarretará em menor produção e também renda. Tendo em vista, que o município cuja a arrecadação tributária das atividades agropecuárias é muito importante, haverá, consequentemente, prejuízos econômicos ao comércio local e na renda das famílias.

Estavam presentes os vereadores integrantes da comissão: Alceu Thomé/PTB, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Velocino Uez/PTB e as assessoras Tatiana Cruz e representando a vereadora Gladiz Frizzo/MDB a assessora Sandra Bonetto.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan