1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

20 médicos começam a atuar nas UBSs do Município

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que 20 novos médicos foram contratados emergencialmente e passam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. São 14 médicos de Estratégia em Saúde da Família (ESF), com carga horária de 40h semanais, e seis profissionais com carga de 20h por semana.

Os médicos ESF foram designados para as UBSs Belo Horizonte, Diamantino, Esplanada, Fátima Alta, Mariani, Parque Oásis, Santa Lúcia do Piaí, São Caetano, Serrano, Vila Cristina, Vila Ipê, Vila Lobos e Vila Seca. O profissional que irá para a UBS Reolon ainda aguarda documentação, mas deverá iniciar o trabalho nos próximos dias. Já aqueles com carga horária de 20h foram alocados nas unidades do Eldorado, Esplanada (2), Desvio Rizzo, Prisional (PRCS) e Santa Lucia Cohab.

Patrícia Farina, diretora da Atenção Básica em Saúde, explica que as contratações foram feitas visando suprir necessidades antigas. “Foram priorizadas as unidades que estavam sem nenhum profissional médico, como Vila Seca e Santa Lucia do Piaí, assim como a Prisional PRCS, inaugurada recentemente. Além das UBSs com maior demanda e com déficit de profissionais nas equipes de ESF”, enfatiza.

Sobre o programa Mais Médicos a diretora comenta que, até o momento, das 19 vagas para Caxias do Sul, apenas duas já foram preenchidas. “Tínhamos 19 vagas para o Município. Porém, apenas duas inscritas na primeira etapa, as quais já tomaram posse e iniciaram suas atividades, uma na UBS Diamantino e outra na UBS Esplanada”, informa.

A Prefeitura ainda chamou, no mês passado, sete técnicos em enfermagem e dois enfermeiros que participaram do último concurso vigente. Foi chamado também um pediatra do concurso, que já iniciou o trabalho na UBS Reolon.