1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Caxias do Sul registra o primeiro caso de dengue contraído no Município

Trata-se de uma mulher de 40 anos, residente no bairro Petrópolis

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou o primeiro caso de dengue autóctone, ou seja, contraído no próprio Município. Trata-se de uma mulher, de 40 anos, residente no bairro Petrópolis. Ela foi medicada e está em casa. A cidade conta com 9 casos de dengue importada, ou seja, contraída fora do Município.

A Vigilância Ambiental já notificou 19 focos do mosquito em Caxias do Sul nos bairros Bela Vista, Centenário, De Lazzer, Cruzeiro, Nossa Senhora da Saúde, Petrópolis, Pio X e Santa Lúcia. As larvas e mosquitos adultos foram encontrados, em sua maioria, em residências, dentro de objetos com acúmulo de água parada como pneus, caixas d’água, tambores, tonéis e vasos de planta. Sandra Tonet, diretora técnica da Vigilância Ambiental ressalta a importância da prevenção contra o inseto. "Precisamos da colaboração de todos. Limpem semanalmente o entorno de suas casas. Não deixem água parada. A dengue também pode matar".

A SMS fará recapacitação sobre a dengue nas UBSs no entorno do bairro Petrópolis: Cristo Operário, Sagrada Família, Diamantino, Prisional e Centro de Saúde.

O mosquito Aedes Aegypti é um dos principais vetores causadores da dengue, zika e chikungunya. Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, náusea/vômito, dor nas articulações e atrás dos olhos.

Veja algumas medidas de prevenção contra a dengue:

- Evite usar vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Mantenha a caixa de água fechada;
- Limpe as calhas;
- Trate a água de piscinas com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Não acumule lixo.

Foto por Divulgação SMS