1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Coordenadoria da Juventude incentiva jovens a se inscreverem ao Enem

Atualizada dia

A Coordenadoria da Juventude, vinculada a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) informa que as inscrições para participar da maior prova de acesso ao Ensino Superior no país ocorrem até o dia 22 de maio. Os estudantes podem realizar a inscrição no próprio site do Enem na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).

A titular da Coordenadoria incentiva que os jovens façam a inscrição."Não somos omissos ao cenário de vulnerabilidade que grande parte dos candidatos está passando. Sabemos que as aulas à distância, desemprego, sensação de insegurança frente à pandemia, além das estatísticas que apontam que quase metade da população inscrita no exame não tem acesso a computador em casa para acompanhar as aulas e se preparar adequadamente para a prova, são indicadores que desmotivam o candidato a realizar a inscrição. Porém, pedimos que os jovens realizem a sua inscrição, pois ela tem prazo determinado e a não inscrição acarretará em não poder realizar a prova. Sabemos que algumas instituições no Brasil todo estão se manifestando no sentido de adiar a prova, para além das datas estipuladas para novembro desse ano. Contudo, esse movimento, mesmo sendo importante, pode não conseguir o resultado esperado. O que resultará em prejuízo ao estudante que não realizou a sua inscrição em tempo hábil", explica Geórgia Tomasi.

Nesta edição a prova será aplicada tanto na versão impressa quanto na digital. O edital mantém a data de aplicação da prova impressa, que ocorrerá nos dias 1º e 8 de novembro. A data do Enem digital também está mantida e será realizada nos dias 11 e 18 de outubro. Os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

A versão impressa seguirá os mesmos moldes das versões anteriores, com realização da prova em local previamente informado e de forma manuscrita. Na versão digital, o estudante não realizará a prova em cada e sim receberá um cartão de confirmação da inscrição no Enem com o endereço da faculdade e o laboratório de informática.