1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Hemocentro de Caxias do Sul promove a Romaria Pela Vida

Ação acontece no feriado de Caravaggio, mediante agendamento para doação

Atualizada dia

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza na próxima terça-feira (26/05), das 7h30min às 19h30min, a Romaria Pela Vida. A ação, que acontece no feriado alusivo ao dia de Nossa Senhora de Caravaggio, objetiva aumentar a quantidade de bolsas de sangue em estoque.

Roque Lorandi, diretor técnico do Hemocs, explica que a data foi pensada justamente por conta da pandemia ter provocado o cancelamento da tradicional romaria. “Ser feriado facilita a vinda dos doadores, inclusive de outros municípios, até as nossas instalações. Com isso, buscamos manter o nosso estoque estável e dentro dos padrões recomendados. No momento, o tipo sanguíneo B- é o que mais necessitamos. Porém, todos os demais tipos são bem-vindos”, comenta.

Ele ressalta que durante as doações continuarão sendo seguidas todas as prevenções para a segurança do doador e da equipe de trabalho. “Continuaremos tomando todos os cuidados para evitar o contágio pela Covid-19. Como manter o distanciamento entre os doadores na recepção, durante a doação e demais procedimentos, além da higienização dos equipamentos e uso de EPIs pela equipe”, enfatiza.

O diretor ainda explica que, durante o agendamento, os doadores já são orientados a irem até o Hemocs utilizando máscara. “Além disso, também forneceremos álcool gel 70% para higienização das mãos, protetor facial para ser utilizado durante a doação e máscaras àqueles que não tiverem, de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde".

Para consultar a possibilidade de doar na data ou em dias posteriores, o usuário deve entrar em contato com o Hemocs pelos telefones (54) 3290.4536 / 3290.4580 ou pelo WhatsApp no 98418.8487. A unidade fica localizada na rua Ernesto Alves, 2260, Centro, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central.

Foto por Andréia Copini