1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Painel Covid Caxias do Sul

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul lançou na tarde desta sexta-feira (08/05) o Painel de Monitoramento da Covid-19 com objetivo de informar sobre os casos confirmados, internações, recuperações, óbitos e bairros onde existem pessoas infectadas pelo coronavírus.

As atualizações do número de pessoas contaminadas pelo vírus são feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com informações também sobre o número de pessoas internadas e quais delas estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), além de visualizar a curva epidemiológica. O acesso ao painel pode ser feito por qualquer cidadão por meio do link https://covid.caxias.rs.gov.br .

O lançamento ocorreu em uma live nas redes sociais da SMS com abertura do Prefeito Flávio Cassina. Ele ressaltou a busca pela transparência nas informações oficiais do Município. "Vivemos tempos difíceis e não temos um manual de como lidar com a pandemia, mas sabemos que informações são essenciais. Por isso hoje, além das informações disponibilizadas diariamente no site da Prefeitura e nas redes sociais da Saúde, estamos lançando mais uma plataforma para acesso de toda comunidade", anunciou.

De acordo com a responsável pelo dashboard e coordenadora de comunicação da SMS, Andréia Copini, uma das preocupações era oferecer dados que sejam compreendidos por todos os públicos. "O painel é bastante didático, além de ser responsivo, ou seja, se adapta na versão mobile. É mais uma forma de prestar informações à população, a fim de garantir um banco de dados para estudos e ações estratégicas no combate à pandemia". Ainda segundo Andréia, os gráficos e números contribuem com a gestão pública a qual avalia, por meio do Gabinete de Crise, os efeitos das medidas sociais tomadas, como as restrições de circulação de pessoas.

A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde com a ajuda da Tecnologia da Informação da Prefeitura.