1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Prefeitura inicia a realização de testes para o diagnóstico de Covid-19

Laboratório Municipal tem capacidade de fazer até 96 exames por dia

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a realização de testes para diagnóstico de Covid-19. O Laboratório Municipal da Central de Exames Complementares, localizado no 2º andar do prédio da SMS, tem capacidade para fazer até 96 exames por dia utilizando o método RT-PCR. Esse método tem elevada precisão, podendo detectar o RNA viral do Covid-19 no organismo, baseado no protocolo do Instituto de Virologia de Charité, Alemanha. Na última semana, os servidores receberam treinamento e passaram pela chamada fase de padronização, quando é estabelecido um modelo para a execução dos exames. O Prefeito Flávio Cassina, o Vice-Prefeito Edio Elói Frizzo, a Chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, e demais diretores da pasta, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Rafael Bueno, a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Tatiane Fiorio, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva e o representante do Rotary Club Imigrante, Valery Lorandi visitaram o Laboratório Municipal para conhecer o processo, na manhã desta quinta-feira (21).

As amostras das secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) dos casos suspeitos são utilizados para análise através da coleta por meio de swabs. O material passará por diferentes estágios de preparação, para fins de extração do RNA Viral e para posterior amplificação do alvo para determinar a presença do SARS COV-2.

O titular da SMS, Jorge Olavo Hahn Castro, explica que dessa forma irá reduzir o tempo para obter o resultado e o Município conseguirá expandir os testes de forma segura. “A intenção é ir ampliando de forma gradativa o número de testes por dia, na medida que obtivermos mais insumos. O PCR é um exame seguro e confiável, diferente do teste rápido que tem as suas particularidades. Nosso laboratório já tem os padrões de qualidade e biossegurança exigidos pelo Ministério da Saúde, pela OPAS e a OMS, pois já realiza exames de HIV e HCV. A equipe de bioquímicos foi capacitada e está apta para realizar exames da Covid-19 também”.

Frizzo reforçou a importância do Município contar com servidores qualificados. "Ficamos muito felizes em ter capacidade e qualidade aqui, dentro da nossa casa. Em um momento tão importante como esse, vocês, servidores, também entrarão para a história executando esses testes".

Seguindo os critérios do Ministério da Saúde, os exames para Covid-19 são realizados em profissionais da saúde, profissionais da segurança penitenciária, profissionais da Guarda Municipal, Fiscalização Municipal de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito e do Instituto Geral de Perícias, pacientes em internação hospitalar por síndrome respiratória aguda grave, gestantes e idosos a partir do 60 anos com síndrome gripal.

Além disso, o Município também contratou 400 exames utilizando o método RT-PCR com a Universidade de Caxias do Sul. Cada um deles tem o custo de R$ 195,00 e serão utilizados conforme demanda.

Após, o grupo foi até o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) conhecer o aparelho de aférese que será utilizado para coletar plasma convalescente. O equipamento é utilizado para coleta de plaquetas e foi doado pelo Rotary Club de Caxias do Sul – Imigrante, em dezembro de 2018. A aférese é o processo pelo qual o sangue é retirado de um indivíduo, doador ou paciente, com a separação de seus componentes por um equipamento próprio, retendo a porção que se deseja, neste caso o plasma, e devolvendo os demais componentes a quem estiver doando ou recebendo o sangue.

O Prefeito Cassina terminou a visita muito satisfeito. "Caxias do Sul é a 1ª cidade do Rio Grande do Sul a utilizar o plasma convalescente para ajudar a tratar pacientes graves infectados com o vírus. Também somos uma das únicas Prefeituras do Estado a realizar os próprios exames de Covid. Podemos dizer que sairemos fortalecidos dessa pandemia graças a essa equipe qualificada".

Galeria de imagens
1 de 10 imagens

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini