1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Programa Caxias da Paz promove ação de apoio e fortalecimento para servidores municipais

Atualizada dia

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Caxias da Paz, vinculado a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) esta promovendo no mês de maio, uma demanda interna que visa aproximar e fortalecer vínculos, bem como ser um momento de apoio para os servidores e estagiários municipais nesse período de pandemia e isolamento social. A ação foi acolhida inicialmente na SMSPPS e com previsão de contemplar as demais secretarias municipais.

A metodologia dos círculos de construção de paz, amplamente utilizada no município, por sua capacidade de gerar empatia e permitir a expressão de sentimentos e necessidades num espaço seguro, estará sendo usada como forma de oportunizar aos participantes um momento de fala e escuta sobre como cada um está lidando com essa situação que aflige a todos nós.

Todos os cuidados com o distanciamento entre os participantes, a circulação de ar pela sala, o uso de máscaras e até mesmo o objeto da palavra que normalmente circula de mão em mão, nesse momento foi substituído por uma bola, movimentada pelos pés, para evitar qualquer forma de contágio. O numero de participantes também foi restrito para seis pessoas.

Ao longo da última semana, já foram realizados dois círculos com a equipe do Centro de Referência da Mulher, facilitados pelos servidores Délcio Cruz Junior e Rodolfo Pizzi.

"Consideramos esta ação muito importante, tendo em vista o papel que os servidores públicos tem ao garantir a manutenção dos serviços à comunidade, bem como por desempenharem funções relevantes para o acolhimento e alívio do sofrimento causado pela pandemia, ao mesmo tempo em que também são impactados por ela. Ainda temos como meta ampliar esse cuidado com as pessoas, levando os círculos de construção de paz a todos os servidores que tiverem interesse. Bem como, esperamos em breve poder oferecer a toda comunidade Caxiense, por meio de círculos virtuais, utilizando-se da tecnologia, para promover encontros que nos unam e fortaleçam nossa capacidade de continuar a vida mesmo com a pandemia e o isolamento social", comenta o coordenador do Programa Caxias da Paz, Rodolfo Pizzi.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Divulgação SSPPS

Foto por Divulgação SSPPS

Foto por Divulgação SSPPS