1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Rede de Educação em Saúde Coletiva propõe tele consultoria a profissionais

Os atendimentos são gratuitos e buscam orientar especialistas e a população em geral

Atualizada dia

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) lançou, em parceria com outras entidades do Estado, a Rede de Educação em Saúde Coletiva. O #ReviraSaude, como é chamado, propõe uma rede virtual de profissionais para apoiar e qualificar práticas de cuidado em saúde, como iniciativa de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Por meio de tele consultoria e teleatendimentos, o objetivo é ampliar as estratégias para combater o coronavírus no Estado. A plataforma é online e interliga profissionais da saúde e população, além de possibilitar esclarecimentos de dúvidas, atendimentos clínicos, educação em saúde, entre outros.

Os atendimentos são realizados por telefone, Whatsapp, Skype, Facebook ou outro contato online disponibilizado pelos profissionais cadastrados. As opções de atendimento oferecidas são nas áreas de Saúde Mental, Práticas Integrativas em Saúde (meditação, reiki, terapia floral e outras), além de especialistas em outros diversos campos como enfermagem e farmácia. A iniciativa já conta com mais de 140 especialistas com cadastro.

Os atendimentos são gratuitos. A rede é pública e aberta, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Podem usufruir do serviço pessoas que cuidam de outras em suas casas, cuidadores, profissionais de saúde ou população em geral. Para acessar basta ir em revirasaude.com, clicar em "Quero apoio/Atendimento" e, após, clicar em cima da imagem com o serviço que você necessita (por exemplo: Saúde Mental).

Instituições que participam da iniciativa: Escola de Saúde Pública (ESP/SES); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Prefeitura Municipal de Porto Alegre; Rede de Educação em Saúde Coletiva (RESC); Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).