1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Secretaria de Trânsito fiscaliza 22 linhas do Transporte Coletivo Urbano nesta terça-feira

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação objetiva a redução do excesso de usuários dentro dos veículos da concessionária Visate, adequando-se ao texto do Decreto nº 20.855. A fiscalização é contínua em diversas linhas do município e acontece diariamente para evitar o risco de contágio por coronavírus.

Nesta terça-feira (19/05), servidores da SMTTM fiscalizaram 22 linhas. Foram encontrados excessos de passageiros em sete linhas, sendo o principal gargalo na Linha Troncal 01. Em quatro diferentes horários, foram contabilizados 62 passageiros acima do máximo permitido. A orientação é para que os usuários permaneçam sentados nos ônibus. Em veículos com dois eixos (simples) são permitidos até 10 usuários em pé. Nos ônibus articulados, o limite sobe para 15 pessoas.

A Fiscalização de Trânsito também identificou irregularidades em outras seis linhas: L83 – Campos da Serra (11 pessoas), L56 – Reolon / Mariani (10 pessoas), L48 – Santa Tereza (07 pessoas), L65 – Verona (06 pessoas), L66 – Vitória (05 pessoas) e L14 – Desvio Rizzo (04 pessoas). Quando ocorre o flagrante do excesso de passageiros em pé nos ônibus, a Visate é informada para que disponibilize maior número de assentos, seja pelo aumento da frota ou com a substituição dos veículos por ônibus articulados.

O gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM, Evandro Rech, afirma que a fiscalização em tempo real traz maior segurança e comodidade aos passageiros que utilizam o Transporte Coletivo Urbano no município. Além disso, aponta que excessos em linhas pontuais podem ser ajustados com rapidez sem danos aos usuários. A presença dos servidores nos ônibus também conscientiza os passageiros a respeito da importância do uso da máscara como dispositivo para evitar o contágio por Covid-19.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas nesta terça-feira:

Troncal 01
L04 – Cruzeiro
L05 – Século XX
L14 – Desvio Rizzo
L17 – Bela Vista
L22 – Jardim da Lagoa
L24 – Forqueta
L39 – São Francisco
L42 – Planalto / São Victor
L44 – Cidade Nova
L46 – Vila Leon
L48 – Santa Tereza
L55 – Cidade Industrial
L56 – Reolon / Mariani
L65 – Verona
L66 – Vitória
L69 – Parque das Rosas
L72 – Coletora Sul
L73 – Coletora Leste
L83 – Campos da Serra
L88 – Petrópolis
L97 – Planalto / Vila Mari