1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem datas alteradas

Dia D, que estava marcado para este sábado foi cancelado

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu mais 11 mil doses de vacina contra a gripe. Como o dia D, que iria ocorrer neste sábado (09/05), foi cancelado pelo Ministério da Saúde,as doses foram distribuídas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Podem se vacinar idosos, profissionais da saúde, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, membros das forças de segurança e salvamento, povos indígenas e trabalhadores portuários. Até o momento, já foram vacinados 50.659 idosos, totalizando 105,2% da meta do Município e 13.019 profissionais da saúde, o que representa 106,8% do público-alvo. No total, 77.266 pessoas já foram imunizadas.

O Ministério da Saúde atualizou o calendário de vacinação e postergou a campanha até 06 de junho. Dessa forma, o público-alvo da 3ª fase da campanha foi dividido. A partir de 11 de maio, a campanha abrangerá crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias e pessoas com deficiência. Já os professores da rede pública e privada e as pessoas de 55 a 59 anos poderão ser imunizadas a partir de 18 de maio.

A vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas a imunização ajuda a combater indiretamente a pandemia, diminuindo o número de internações por influenza e auxiliando no diagnóstico da covid-19.