1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

UBSs farão vacina da gripe até as 19h

Desvio Rizzo, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê terão horário da Sala de Vacinas estendido exclusivo para influenza

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, a partir desta quarta-feira (27/05), o público-alvo pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Desvio Rizzo, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê, até as 19h para receber a vacina da gripe.

A Campanha segue até o dia 05 de junho. Até essa data, podem se vacinar idosos, profissionais da saúde, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, membros das forças de segurança e salvamento, povos indígenas, trabalhadores portuários, crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, pessoas com deficiência, professores da rede pública e privada e adultos de 55 a 59 anos.

Rita Mota, enfermeira do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, diz que, até o momento, 153 mil doses já foram recebidas. “Nossos maiores índices de cobertura estão entre as Forças de Salvamento (348%), idosos (110%) e profissionais da saúde (114%). Porém, existem grupos onde a procura tem sido baixa, como é o caso das crianças (31%) e dos caminhoneiros (877 doses aplicadas)". As porcentagens são calculadas conforme a população-alvo estimada pelo Estado. Os caminhoneiros não possuem meta estipulada.

A vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas a imunização ajuda a combater indiretamente a pandemia, diminuindo o número de internações por influenza e auxiliando no diagnóstico da Covid-19.

Foto por Andréia Copini