1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Maio

Véspera de feriado não registrou excesso de passageiros no Transporte Coletivo Urbano

Na segunda-feira, ônibus fiscalizados registraram fluxo de quase 2 mil usuários

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul informa, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação objetiva a redução do excesso de usuários dentro dos veículos da concessionária Visate, adequando-se ao texto do Decreto nº 20.855. A fiscalização é contínua em diversas linhas do município e acontece diariamente para evitar o risco de contágio por coronavírus.

Na segunda-feira (25/05), servidores da SMTTM fiscalizaram nove linhas e não encontraram sequer um excesso de passageiros nos ônibus vistoriados. Anteriormente, os fiscais não haviam encontrado excesso de usuários apenas em uma sexta-feira e em quatro sábados. A orientação atual é para que o passageiro permaneça sentado no veículo. Nos ônibus com dois eixos (simples), o limite de usuários em pé é de 10 pessoas. O número aumenta para 15 nos ônibus articulados. Quando há o flagrante do acúmulo de passageiros nos ônibus, a concessionária é acionada para que providencie a maior oferta de assentos.

O gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM, Evandro Rech, afirma que a fiscalização em tempo real traz maior segurança e comodidade aos passageiros que utilizam o Transporte Coletivo Urbano no município. Além disso, aponta que excessos em linhas pontuais podem ser ajustados com rapidez sem danos aos usuários. A presença dos servidores nos ônibus também conscientiza os passageiros a respeito da importância do uso da máscara como dispositivo para evitar o contágio por Covid-19.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na segunda-feira:

Troncal 01
L04 – Cruzeiro
L05 – Século XX
L17 – Bela Vista
L42 – Planalto / São Victor
L46 – Vila Leon
L66 – Vitória
L83 – Campos da Serra
L97 – Vila Mari