1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Junho

Coronavírus: Secretaria da Saúde sugere fechamento de frigorífico e testagem em massa de funcionários

Atualizada dia

Após reunião, na manhã desta segunda-feira (01/06), com a diretoria do frigorífico que registrou o 1º surto da Covid-19 na cidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) enviará um relatório ao Ministério Público sugerindo o fechamento da empresa e a triagem e testagem em massa de todos os funcionários.

Os diretores apresentaram medidas que foram tomadas, após a visita do auditor fiscal em 22 de maio, como o distanciamento na linha de produção e no restaurante, barreiras físicas de acrílico nos postos de trabalho, higienização e desinfecção do espaço e a retirada de bancos, além da contratação de 20 fiscais que circulação pela empresa para verificar o cumprimento das ações.

A médica infectologista e diretora das Vigilâncias em Saúde, Andréa Dal Bó, fez um breve relato sobre a situação da empresa. “No dia 13 de maio tivemos o primeiro caso notificado de Covid. E no dia 20 começou o pico. Temos a esposa de um funcionário sem sintomas que está internada em enfermaria. O que estamos acompanhando agora é reflexo de 14 dias atrás”.

O titular da SMS, Jorge Olavo Hahn Castro, demonstrou sua preocupação com a situação e expôs a posição da Secretaria. “Mesmo com as medidas tomadas, não conseguiremos conter o surto sem parar a linha de produção. Por isso, vamos encaminhar um documento ao Ministério Público sugerindo o fechamento da empresa. Precisamos identificar e isolar todos os funcionários e fazer testagem em massa para resolver a situação o mais breve possível. Queremos manter o diálogo, acreditamos que vocês estão interessados em nos ajudar, mas temos responsabilidade com toda a população de Caxias”.

Castro também informou que solicitou reforço nas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ana Rech e Eldorado caso os funcionários necessitem de atendimento médico.

A SMS irá monitorar a testagem de todos os funcionários e seus contactantes que ficará a cargo do frigorífico e fará o rastreio epidemiológico para auxiliar na contenção do surto.

Foto por Andréia Copini