1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Junho

Estado homologa situação de emergência em Caxias do Sul devido à estiagem

Decreto foi publicado esta semana no Diário Oficial do RS

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), informa que foi homologada pelo governo do Estado a situação de emergência em toda área rural do Município em função da estiagem. O decreto foi publicado na quarta-feira (17/06) no Diário Oficial do RS.

Para o titular da SMAPA, Valmir Susin, a homologação vinha sendo aguardada com muita expectativa, tanto pelo Poder Público Municipal, como pelos agricultores atingidos pela seca. “A partir de agora ficam facilitados processos como renegociação de dívidas e também a contratação de novos financiamentos”, destaca.

De acordo com levantamento da SMAPA, praticamente todas as famílias do meio rural tiveram algum tipo de problema relacionado à estiagem. O dado mais grave é que cerca de quatro mil pessoas ficaram sem água para consumo humano. Por isso foi tomado um conjunto de ações emergenciais e excepcionais, como abastecimento com caminhões-pipa e a compra e instalação de 80 caixas d’água de cinco mil litros cada em localidades específicas do interior (foto). O trabalho foi realizado em parceria com o Samae.

Paralelo a isto, a SMAPA executou mais de 60 proteções de fontes entre os meses de fevereiro e junho de 2020 por meio do Programa Água Limpa. As proteções de fontes possibilitaram abastecimento de dezenas de famílias com água de qualidade e boa vazão. A maioria dos trabalhos foi na região de Vila Seca e Criúva. Mas também houve proteção de fontes em outras localidades, como Forqueta e Terceira Légua.

A SMAPA realizou um levantamento de perdas na agricultura em função da seca, em conjunto com a Emater. De acordo com o documento, os prejuízos alcançaram cerca de R$ 100 milhões, com maiores danos às produções de maçã, milho e uva.

Foto por Ivan Miguel Feijó