1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Junho

Nota de Repúdio aos atos de racismo

Atualizada dia

A Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social vem, por meio desta nota, manifestar seu repúdio aos atos de racismo que vieram a público nos últimos dias, tanto no Brasil como no exterior.

Os atos demonstram que este crime é recorrente e infelizmente nem todos ainda o reconhecem como ato transgressor e violador de direitos, reproduzindo com tranquilidade ações discriminatórias e reafirmando a cultura racista e contra as diferenças.

A Coordenadoria ressalta a necessidade que as medidas cabíveis sejam cumpridas no momento em que o ato discriminatório ocorrer, reafirmando a responsabilidade jurídica do Estado em condenar este crime.

Portanto, a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, juntamente com toda a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, se solidariza com todos os que já sofreram preconceito, constrangimento ou discriminação por cor, raça, gênero, etnia, religião e/ou cultura. Reafirmamos, assim, nosso compromisso em atuar na promoção das políticas públicas de direitos e na inclusão social.

Denuncie!

Denúncias contra casos de injúria racial ou demais ocorrências podem ser realizados pelo telefone 190 ou pelo site da delegacia online, na aba de ofensas ( https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/main ). Para mais informações, a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial se coloca à disposição pelo telefone 3218.6000 ramal 6418 ou pelo e-mail ciracial@caxias.rs.gov.br.