1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Junho

Secretaria de Trânsito divulga balanço de fiscalizações em ônibus no mês de maio

Percentual de excesso de usuários no Transporte Coletivo Urbano foi de 1,54%

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação objetiva a redução do excesso de usuários dentro dos veículos da concessionária Visate, adequando-se ao texto do Decreto nº 20.855. A fiscalização é contínua em diversas linhas do município e acontece diariamente para evitar o risco de contágio por coronavírus.

Em maio, houve vistorias em 24 dias, em um total de 441 linhas do Transporte Coletivo Urbano. No total, as linhas vistoriadas transportaram 62.262 passageiros, e o excesso contabilizado pelos fiscais foi de 963 pessoas, ou seja, 1,54% dos passageiros estavam acima do limite permitido em decreto. A maior discrepância aconteceu nas linhas L53 – Centenário (excesso de 130 pessoas) e L85 – Nossa Senhora das Graças (excesso 109 pessoas).

Os trajetos mais vistoriados foram a L02 – Salgado Filho / Ana Rech (13 dias) e as L07 – Pioneiro e L53 – Centenário (11 dias). Outras sete linhas foram fiscalizadas dez vezes cada: Troncal 01, L16 – Santa Fé, L20 – Fátima, L34 – Belo Horizonte, L45 – Pedancino, L57 – Reolon e L84 – Parque Oásis. Em três sábados (02/05, 09/05 e 23/05) e em uma sexta-feira (15/05) não houve excessos nos veículos fiscalizados.

A orientação atual é para que usuários permaneçam sentados nos veículos. Nos ônibus simples, com dois eixos, são permitidos até 10 passageiros em pé. Já nos articulados, o limite é de 15 usuários. As equipes da SMTTM que flagram excesso de usuários em pé nos ônibus acionam a concessionária. É de responsabilidade da Visate a oferta de maior número de assentos nas linhas, através do acréscimo de ônibus ou da substituição de veículos simples por ônibus articulados. A SMTTM esclarece que os passageiros que estão em excesso nos veículos não são obrigados a desembarcarem sob nenhuma circunstância.

De acordo com o Secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, as vistorias com fiscais dentro dos ônibus são positivas. Explica que a fiscalização em tempo real aponta os excessos de usuários e ajuda na adaptação da frota para redução do problema, preservando as condições sanitárias daqueles passageiros que utilizam o Transporte Coletivo Urbano. A presença de servidores da Fiscalização de Trânsito também conscientiza a população sobre a importância do uso das máscaras em público.

As fiscalizações continuarão a acontecer por tempo indeterminado.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Divulgação Fiscalização de Trânsito

Foto por Divulgação Fiscalização de Trânsito

Foto por Divulgação Fiscalização de Trânsito

Foto por Divulgação Fiscalização de Trânsito