1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Junho

Secretaria de Trânsito fiscaliza um quarto das linhas do Transporte Coletivo Urbano

Entre sexta-feira e sábado, fiscais vistoriaram 25 trajetos, com soma de mais de 4 mil passageiros

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação tem o objetivo de reduzir o excesso de usuários dentro dos veículos da concessionária Visate. A fiscalização é contínua em diversas linhas do município e acontece diariamente para evitar o risco de contágio por coronavírus.

Na sexta-feira (05/06), os servidores da SMTTM fiscalizaram 16 linhas. No sábado, o trabalho teve acréscimo de dois trajetos, somando 18 linhas. Nos dois dias, foram mais de 4,1 mil passageiros que estiveram nos ônibus, em 25 diferentes linhas. Na sexta-feira, houve excesso de usuários em apenas seis linhas. O maior entrave foi encontrado na L85 – Nossa Senhora das Graças, com nove usuários acima do permitido. No sábado, apenas a Linha Troncal 01 teve excesso de sete cidadãos.

Quando os fiscais observam excesso de passageiros nos ônibus, acionam a Visate para que ofereça o maior número de assentos na linha, seja pela substituição de veículos por ônibus articulados ou pelo aumento de veículos no trajeto, encurtando os tempos de saída. Os usuários acima do limite não são obrigados a desembarcarem dos ônibus. Nos veículos com dois eixos (simples), o limite de usuários em pé é de 10 pessoas. Nos ônibus articulados, este número sobe para 15 pessoas.

Conforme o gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM, Evandro Rech, a atuação dos fiscais nos ônibus traz maior comodidade ao passageiro que utiliza o Transporte Coletivo Urbano. Explica que os problemas encontrados podem ser mais facilmente ajustados ao entrar em contato com a Visate, e que a presença de fiscais auxilia na conscientização da importância do uso da máscara para prevenir o contágio por Covid-19.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na sexta-feira e no sábado.

Sexta-feira:

Troncal 01
L02 – Salgado Filho / Ana Rech
L14 – Desvio Rizzo
L22 – Jardim da Lagoa
L24 – Forqueta
L26 – Bom Pastor
L30 – Montes Claros
L44 – Cidade Nova
L48 – Santa Tereza
L55 – Cidade Industrial
L56 – Reolon
L65 – Verona
L67 – São Caetano
L68 – Gauchinha
L77 – Caravaggio
L85 – Nossa Senhora das Graças

Sábado:
Troncal 01
L04 – Cruzeiro
L14 – Desvio Rizzo
L17 – Bela Vista
L22 – Jardim da Lagoa
L24 – Forqueta
L38 – Diamantino
L42 – Planalto / São Victor
L44 – Cidade Nova
L46 – Vila Leon
L48 – Santa Tereza
L55 – Cidade Industrial
L56 – Reolon
L65 – Verona
L66 – Vitória
L69 – Parque das Rosas
L83 – Campos da Serra
L97 – Planalto / Santos Anjos