1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Junho

Secretaria de Trânsito observa aumento de usuários em linhas do Transporte Coletivo Urbano

Segunda-feira registrou excesso de usuários em mais da metade das linhas vistoriadas

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação tem o objetivo de reduzir o excesso dos passageiros dentro dos ônibus da Visate. A SMTTM alerta que o município migrou para a bandeira laranja no Distanciamento Controlado do Governo Estadual, mas que nesta segunda-feira (22/06) os servidores ainda calcularam o excesso de usuários nos ônibus sob o decreto da bandeira vermelha, o que equivale a 50% da lotação máxima dos ônibus. Na bandeira laranja, a lotação máxima é de 60% dos veículos. As medidas fiscalizatórias ocorrem nos horários de pico, no início da manhã e no final da tarde, com o objetivo de evitar o contágio por coronavírus.

Em razão de alterações nos procedimentos, a SMTTM explica que o limite máximo de passageiros permitidos nos ônibus irá alterar de veículo para veículo, de acordo com a capacidade de transportes tanto de passageiros sentados como em pé. Para citar um exemplo, o ônibus com prefixo n° 239 tem capacidade para 34 usuários sentados e 23 em pé, totalizando 57 pessoas. Como o limite permitido é de 50%, o veículo está autorizado a transportar no máximo 29 passageiros. Por outro lado, o ônibus nº 790 pode transportar 67 passageiros sentados e 90 usuários em pé. No total, são 157 usuários. Na determinação atual, ele terá lotação máxima com 79 passageiros.

Nos casos em que a Fiscalização de Trânsito flagra excessos de usuários na linha, a concessionária é alertada para que providencie maior oferta de assentos através da substituição de ônibus simples por articulados ou com o acréscimo de veículos no trajeto, encurtando os horários de saída. Em nenhum caso os passageiros que estiverem em excesso são obrigados a desembarcarem dos ônibus.

Na segunda-feira (22/06), os servidores da SMTTM fiscalizaram 21 linhas, encontrando problemas em 11 delas. Os maiores gargalos foram registrados na L29 – Iracema (excesso de 37 pessoas), L84 – Parque Oásis (excesso de 24 pessoas) e L02 – Salgado Filho / Ana Rech (excesso de 23 pessoas). Outras oito linhas somaram excesso acumulado de 66 pessoas. No total, foram 150 usuários acima do limite permitido. Os servidores encontraram mais de 4,2 mil passageiros nos veículos durante as vistorias. O índice de excesso de pessoas ficou em 3,50% do total transportado. No mês de junho, já são mais de 1,5 mil usuários acima do máximo permitido nos decretos vigentes.

De acordo com o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, as fiscalizações realizadas nos ônibus são essenciais para o cumprimento das determinações sanitárias de combate ao coronavírus. Explica que a diretoria da SMTTM está totalmente envolvida nas vistorias aos ônibus do Transporte Coletivo Urbano e que estuda possíveis penalizações à concessionaria em razão de descumprimento de regras estabelecidas entre as partes. Em caso de descumprimento dos regramentos, a comunidade pode alertar a SMTTM com denúncias por meio do telefone (54) 3290.3900.

As fiscalizações nos ônibus permanecerão acontecendo por tempo indeterminado.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na segunda-feira:

Troncal 01
L02 – Salgado Filho / Ana Rech
L05 – Século XX
L15 – São José
L16 – Santa Fé
L20 – Fátima
L27 – Vila Ipê
L29 – Iracema
L33 – Castelo
L34 – Belo Horizonte
L38 – Diamantino
L40 – Jardim das Hortênsias
L45 – Pedancino
L52 – Parada Cristal
L53 – Centenário
L57 – Serrano
L60 – Canyon
L75 – Vila Maestra
L84 – Parque Oásis
L93 – Colina do Sol
L100 – Pioneiro