1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Junho

Transporte Coletivo Urbano registra excesso de passageiros em somente uma linha nesta quinta-feira

Apenas ônibus da linha Pioneiro teve acúmulo de usuários, no final da tarde

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação tem o objetivo de reduzir o excesso dos passageiros dentro dos ônibus da Visate. A SMTTM alerta que em virtude do município ter migrado para a bandeira laranja no Distanciamento Controlado do Governo Estadual, adotou-se decreto que determina a lotação máxima de 60% do total da capacidade dos veículos, que compreende tanto os usuários sentados como o número de passageiros em pé. A medida acontece nos horários de pico, no início da manhã e no final da tarde, com o objetivo de evitar o contágio por coronavírus.

Em razão de alterações nos procedimentos, a SMTTM explica que o limite máximo de passageiros permitidos nos ônibus irá alterar de veículo para veículo, de acordo com a capacidade de transportes tanto de passageiros sentados como em pé. Para citar um exemplo, o ônibus com prefixo n° 239 tem capacidade para 34 usuários sentados e 23 em pé, totalizando 57 pessoas. Como o limite permitido é de 60%, o veículo está autorizado a transportar no máximo 34 passageiros. Por outro lado, o ônibus nº 790 pode transportar 67 passageiros sentados e 90 usuários em pé. No total, são 157 usuários. Na nova determinação, ele terá lotação máxima com 94 passageiros.

Nos casos em que a Fiscalização de Trânsito flagra excessos de usuários na linha, a concessionária é alertada para que providencie maior oferta de assentos através da substituição de ônibus simples por articulados ou com o acréscimo de veículos no trajeto, encurtando os horários de saída. Em nenhum caso os passageiros que estiverem em excesso são obrigados a desembarcarem dos ônibus.

Na quinta-feira (25/06), os servidores da SMTTM fiscalizaram 21 linhas e contabilizaram excessos de passageiros apenas em um horário de uma linha, a L100 – Pioneiro. Foram sete usuários que estavam acima dos limites permitidos por lei. No acúmulo do dia, os fiscais observaram mais de 5,1 mil passageiros em todos os ônibus abordados. O percentual de excesso de usuários ficou em 0,13% do total de pessoas transportadas, a quinta menor taxa desde o início das fiscalizações, no dia 23 de abril. O acumulado do mês de junho é de 1,96%.

De acordo com o gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM, Evandro Rech, as fiscalizações têm o objetivo de garantir o cumprimento das regras sanitárias vigentes no Transporte Coletivo Urbano, como o distanciamento entre os usuários e o uso obrigatório da máscara. Ele também comenta sobre o menor número de usuários nos veículos. “Através da união de esforços, SMTTM e concessionária estão chegando a um denominador comum sobre o total de ônibus que precisam operar para atender às demandas da comunidade. Fizemos cobranças fortes com medidas enérgicas como a aplicação de penalidades à concessionária e os resultados estão aparecendo. Importante destacar que fiscalizamos também os horários de saída no início das rotas, para determinar o cumprimento do número mínimo de viagens”, explicou Rech.

As fiscalizações nos ônibus permanecerão acontecendo por tempo indeterminado.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na quinta-feira:

Troncal 01
L04 – Cruzeiro
L05 – Século XX
L16 – Santa Fé
L17 – Bela Vista
L20 – Fátima
L27 – Vila Ipê
L34 – Belo Horizonte
L38 – Diamantino
L42 – Planalto / São Victor
L45 – Pedancino
L46 – Vila Leon
L53 – Centenário
L60 – Canyon
L66 – Vitória
L75 – Vila Maestra
L83 – Campos da Serra
L84 – Parque Oásis
L93 – Colina do Sol
L97 – Vila Mari
L100 – Pioneiro

Foto por Fiscalização de Trânsito