1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Julho

Bandeira Vermelha: "Caxias do Sul está fazendo o dever de casa", afirma o Vice-prefeito

Edio Elói Frizzo explica ainda que o campeonato gaúcho foi liberado pelo governador independente da cor da bandeira

Atualizada dia

A Região da Serra, incluindo Caxias do Sul, permanece na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento do Governo do Estado nesta semana. O recurso da Amesne não foi acatado pelo gabinete de crise do Governo Estadual. O Prefeito Flávio Cassina e o Vice-prefeito Edio Elói Frizzo acompanharam a live do Governador Eduardo Leite na tarde desta segunda-feira (20/07).

O Vice-prefeito Edio Elói Frizzo informa que não era expectativa do Município permanecer na bandeira vermelha, em função dos dados completos fornecidos pela Amesne. "Temos feito o dever de casa, ampliamos leitos, UTIs, investimos recursos que não temos para cumprir as exigências dos critérios de bandeira. Lamentavelmente o retorno para a laranja não ocorreu", disse.

Por outro lado, a administração municipal saudou a flexibilização do Governo do Estado em alterar os critérios do Modelo de Distanciamento. "Saudamos a flexão do Estado para que os municípios tenham uma ação mais forte para ajudar a definir os critérios.Cada prefeito, cada entidade tem ideia da situação. Aqui tínhamos a previsão de ocupação, de março a agosto, de 7 mil leitos, temos atualmente 200 ocupados; projeção de mais de 300 internações em UTI, até o dia 16, eram 49. Então não fugimos da nossa responsabilidade", afirma Frizzo.

Quanto à realização do campeonato gaúcho na cidade, o Vice-prefeito informou que a liberação dos jogos partiu do governador. "Se no entendimento do Estado pode ocorrer o campeonato na bandeira vermelha é esse o entendimento. Estamos sendo legalistas no cumprimento no que se entende como legislação. Não vimos problema nenhum no Grenal e no Caju desde que apresentados os protocolos de saúde e os esquemas de segurança exigidos. No jogo, os protocolos obrigatoriamente tem que ser cumpridos e vamos cobrar isso", explicou. Caxias do Sul irá sediar os clássicos Caxias e Juventude e Grêmio e Inter e mais dois jogos da rodada.

A bandeira vermelha vale por uma semana. Além do Modelo de Distanciamento do Governo do Estado, decretos municipais estão em vigor, principalmente o que proíbe a entrada de grupos nos estabelecimentos comerciais e fechamento de parques e praças no final de semana, evitando aglomerações.

Foto Fabiana de Lucena