1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Julho

Codeca inicia fabricação de contêineres à prova de fogo

Projeto é para tentar frear elevado número de incêndios criminosos

Atualizada dia

Uma solução desenvolvida nos pátios da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul é a aposta da companhia para frear o crescente número de ataques criminosos aos contêineres da coleta seletiva de resíduos na cidade. Nos seis primeiros meses deste ano, 110 equipamentos foram incendiados nas ruas da cidade causando um prejuízo de R$ 154 mil aos cofres da empresa. No mesmo período de 2019 foram 64 ataques e o no encerrou com 202 equipamentos destruídos.

O novo contêineres amarelo é produzido dentro do setor de manutenção da Codeca, onde a ideia de fazer o equipamento com ferro e utilizando a estrutura da empresa nasceu. O equipamento feito na Codeca representa uma economia de quase 50% na comparação com a aquisição de um equipamento que não é resistente às chamas, gradualmente, substituirá os 1.835 contêineres que fazem pares com os equipamentos verdes da coleta orgânica. O novo contêiner de liga metálica de alta resistência está em desenvolvimento há cerca de um ano, mas saiu do papel em definitivo há seis meses.

O projeto é o primeiro do recém criado Departamento de Inovação da Codeca que quer aproveitar o conhecimento de seus funcionários e sua estrutura para criar soluções a problemas da empresa. Existem mais dois projetos ainda em estágio embrionário: a confecção de vassouras com material reciclado e um dispositivo para manter o asfalto quente nos caminhões que trabalham na pavimentação.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Guilherme Pulita

Foto por Guilherme Pulita