1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Julho

Codeca intensifica medidas contra proliferação do Covid-19

Ações incluem afastamentos preventivos e testagem de equipes

Atualizada dia

Seguindo e ampliando os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde responsáveis pelo enfrentamento à proliferação do Covid-19, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) intensificou as ações internas para evitar o contágio e manter as atividades que estão no rol de serviços essenciais. Até o momento, quatro funcionários, em um universo de 1,1 mil trabalhadores, tiveram resultado positivo para o corona vírus. Três deles estão recuperados e já retornaram ao trabalho. O outro funcionário está em tratamento domiciliar e deverá ser reintegrado nos próximos dias.

Até esta quinta-feira, 146 funcionários realizaram o teste para identificar o Covid-19. Entre eles, estão as equipes com quem os trabalhadores que tiveram teste positivo integravam e funcionários testados por amostragem.

Diariamente, novos testes por amostragem e de casos suspeitos ou de riscos são realizados na Medicina do Trabalho e os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde. A verificação faz parte da estratégia do plano de contingência da companhia.

De acordo com o diretor financeiro da Codeca, Luis Felipe Burtet, a empresa está seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal da Saúde, fazendo afastamentos de trabalhadores e monitoramento de casos suspeitos para garantir a continuidade do serviço sem prejudicar a comunidade e, especialmente, preservar as equipes. “Somos um serviço essencial. Não podemos parar e, por isso, temos como objetivo criar um ambiente mais seguro possível para nossos funcionários. Infelizmente, ainda temos que contornar muitas informações falsas sobre a realidade da Codeca, mas temos consciência de que estamos cumprindo todas exigências legais dos protocolos oficiais e medidas adicionais a fim de garantir a maior segurança possível aos nossos funcionários”, destaca Burtet.

Além das medidas adotadas ainda no início da pandemia, como distribuição de máscaras de proteção, luvas (conforme a atividade laboral) e disponibilização de álcool, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais e o Samae, a Codeca passa regularmente por higienização nas áreas externas e também nos veículos da frota com uma solução específica para esterilização de caminhões, carros e caminhonetes.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Guilherme Pulita

Foto por Guilherme Pulita