1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Julho

Secretaria da Cultura amplia ações virtuais no primeiro semestre de 2020

Medidas foram necessárias em virtude da pandemia da Covid-19 e tem o objetivo de manter as ações culturais disponíveis para comunidade neste período

Atualizada dia

Os primeiros seis meses da gestão na área cultura do Município precisaram passar por ajustes para manutenção das atividades. Em virtude da pandemia da Covid-19, as ações presenciais da Secretaria da Cultura tiveram que ser revistas e os meios digitais tornaram-se fundamentais para aproximação da comunidade com a SMC. Muitas ações foram realizadas por meio das redes sociais da pasta, o @culturacaxiasdosul.

Apenas na página do Facebook, no período de 16 de junho a 13 de julho, o alcance das publicações teve um aumento de 140%. Além disso, o percentual de engajamento aumento 35% no mesmo período. Entre as ações que ocorrem nas redes da SMC estão apresentações e visitas virtuais, exposições de trabalhos e técnicas artísticas.

Confira as ações desenvolvidas pela SMC:

A Divisão de Museus, que atende os espaços museológicos, e a Unidade de Artes Visuais, que abrange a Sala de Exposições e a Galeria de Arte do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, prepararam uma plataforma online em que os visitantes podem acessar um pouco da história desses espaços, por exemplo, os contextos de cada museu da cidade e como funciona o Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP). Além disso, ainda é possível fazer uma visita virtual nas exposições que essas unidades recebem durante o ano.

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami também utilizou de um ambiente interativo para apresentar e contextualizar a história em seus diversos tempos, com foco nos 130 anos de emancipação de Caxias do Sul. Para conferir:

Museu Virtuais (https://sites.google.com/view/museusmunicipaisdecaxiasdosul/home?authuser=2)
Unidade de Artes Visuais (https://sites.google.com/view/uavdigital)
Arquivo Histórico (https://sites.google.com/view/caxias130anos)

Nas redes sociais da Secretaria Municipal da Cultura

Para manter ativa a apreciação pelas artes plásticas, alguns artistas caxienses falam um pouco sobre suas técnicas e seus processos de criação, além de apresentar algumas de suas obras. Essa ação é para contemplar os eventos feitos na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura.

A Unidade de Arte e Cultura preparou duas propostas para as redes sociais. O "Vitrine Cultural" tem o objetivo de promover o trabalho de artistas e demais profissionais da cultura do Município. E o "Artesão na Rede" divulga os produtos de artesãos, junto com o valor da peça e o telefone para contato. A finalidade é dar visibilidade para essas pessoas, principalmente, nesse momento de pandemia.

Na Unidade de Música, o Coro Municipal de Caxias do Sul realiza apresentações a distância cantando clássicos de Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Ary Barroso, entre outros. Essas iniciativas são publicadas na página do Facebook (@CulturaCaxiasDoSul) e Instagram (@culturacaxiasdosul) da SMC.

Nas redes sociais do Centro de Cultura Ordovás

A Unidade de Cinema, que contempla a Sala de Cinema Ulysses Geremia, continua com sua programação disponibilizando curtas-metragens de produções regionais e com temáticas para toda a família. Também, o diretor da Sala de Cinema, Gilmar Marcílio e o estudante de cinema, Lucca Westphal preparam vídeos semanais com dicas e críticas de filmes e séries que podem ser vistos em plataformas de streaming. As duas ações são feitas na página do Facebook do Centro de Cultura Ordovás (@centrodeculturaordovas).

Nas redes sociais da Feira do Livro

As atividades preparatórios para a Feira do Livro, que o Departamento do Livro e da Leitura realiza, não pararam. O projeto Escritor na Comunidade apresentou os escritores participantes por meio de vídeos em que além da apresentação do autor, ainda conta com a leitura de um trecho do seu livro.

Em meio ao período de isolamento social, o Departamento também organizou contações de histórias virtuais com as integrantes da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer. Os vídeos das duas ações já estão disponíveis e podem ser assistidos no Facebook da Feira do Livro de Caxias do Sul (@FeiradoLivrodeCaxiasdoSul).

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por Reprodução

Foto por Reprodução

Foto por Reprodução

Foto por Reprodução

Foto por Reprodução

Foto por Reprodução

Foto por Reprodução

Foto por Reprodução