1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Julho

Secretaria da Cultura celebra o Dia Mundial da Cultura e da Paz virtualmente

Neste ano, os homenageados serão todos os profissionais da saúde

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, apresenta um espaço digital exclusivo e alusivo ao Dia Mundial da Cultura e da Paz. A solenidade será virtual, sábado (25/07), às 9h. Este ano, os homenageados serão todos os profissionais da saúde, que estão à frente de todo o combate do coronavírus.

No dia 25 de julho comemora-se o Dia Mundial de Cultura e Paz. A data é dedicada aos eventos culturais criativos visando estender as atividades que incentivam a paz para todo o país e o mundo. O símbolo adotado foi a Bandeira da Paz, protetora das instituições culturais, educacionais, científicas e de todos os monumentos históricos mundiais. A bandeira apresenta um círculo, no qual existem três esferas. O idealizador da bandeira e do projeto “Pacto Roerich de Paz”, Nicholas K. Roerich afirma que os símbolos representam a síntese de todas as artes, de todas as ciências e de todas as religiões, dentro da cultura.

A solenidade deste ano será por meio de uma plataforma digital pelo link https://sites.google.com/view/ordovasdigital em respeito a todas as regras de distanciamento social em virtude dos avanços da pandemia da Covid-19. O site também apresentará selos e kim por meio de links, imagens ilustrativas e vídeos, além de relembrar as atividades feitas em outros anos.

“Este ano, as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Cultura e da Paz serão um pouco diferentes, diante do momento difícil que estamos enfrentando, mas não poderíamos deixar passar em branco esta data tão importante em que celebramos a Cultura e a Paz no mundo. Mais uma vez, o Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho será palco, mesmo que de forma virtual, das ações e homenagens pela passagem desta importante data”, destaca Michel Sonda, diretor do Centro de Cultura Ordovás.

Na cerimônia, haverá o hasteamento da bandeira do Dia Mundial da Cultura da Paz em frente ao Centro de Cultura Ordovás e uma oração realizada por Luci Maitelli, integrante na construção da comemoração deste calendário desde os primeiros encontros. A gravação desse momento também estará disponível no ambiente virtual.

Desde o ano de 2008, a cidade de Caxias do Sul faz parte desta comemoração com atividades diversas no Centro de Cultura Ordovás. O Projeto de Lei n° 157/2009 de autoria do vereador Ari Dallegrave foi aprovado pela Câmara de Vereadores, em 7 de dezembro de 2009, que inclui a data no calendário do município como Dia Municipal da Cultura e da Paz.