1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Julho

UBS São Caetano completa 10 anos de funcionamento

Inaugurada em 2010, a unidade abrange um território com 12 mil pessoas

Atualizada dia

A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Caetano completa 10 anos de funcionamento nesta sexta. Inaugurada em 17 de julho de 2010, a unidade é responsável por atender cerca de 12 mil pessoas em seu território. Durante o ano de 2019, 15.491 consultas foram realizadas. De janeiro até junho de 2020, foram realizadas 7.264 consultas, 8.880 procedimentos (aplicações de medicações e curativos), 4.396 doses de vacinas aplicadas e 2.204 procedimentos odontológicos realizados.

Atualmente, a UBS conta com três médicos, três enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, um assistente de saúde bucal e um odontólogo. Como equipe de apoio, a unidade conta ainda com dois pediatras, um ginecologista e um psiquiatra. Além disso, também existe o Núcleo Ampliado de Apoio à Estratégia de Saúde da Família, que conta com nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e educador físico, que prestam apoio para todo o Território Esplanada.

A UBS São Caetano também oferece diversas atividades coletivas, as quais estão suspensas devido à pandemia. São desenvolvidos grupos em parceria com a comunidade, como o grupo Alegria de Viver, grupo de yoga, artesanato, roda de conversa, atividade física, grupo educativo para hipertensos e diabéticos e grupo do horto. Desde 2013, o serviço possui um Relógio do Corpo Humano, onde diversas ervas medicinais foram plantadas e são disponibilizadas para a comunidade e, uma horta comunitária desde 2017.

Foto por Lucas Boeira