1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Agosto

Campanha “Repense” estimula a preservação ambiental entre servidores públicos

Atualizada dia

Incentivando a transformação do modo de agir em relação ao meio ambiente, a Campanha Repense, lançada pela Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) nesta segunda-feira (24/08), propõe ações simples e práticas que podem fazer parte da rotina das pessoas. A campanha, realizada por meio do Programa BemViver, é baseada nos 5 Rs da sustentabilidade e envolve os servidores municipais de Caxias do Sul.

Os canais de comunicação interna trazem materiais alusivos à campanha, sempre com sugestões para reduzir os impactos socioambientais para tornar nosso planeta mais sustentável. A ação conta com cartazes nas diversas secretarias do Município, além de adesivos próximos a torneiras, tomadas e na copa de prédios públicos, lembrando a importância de economizar água, energia elétrica e de reciclar o lixo.

O primeiro material divulgado tem o intuito de reconhecer a influência que o ser humano exerce na natureza. O questionamento “Repense: o que você faz no dia a dia pelo meio ambiente?” leva o servidor a refletir e traz ações relacionadas aos demais Rs:

  • “Recuse: adote uma caneca”, deixando de utilizar copos descartáveis, pois resíduos plásticos resistem à ação da natureza por mais de 100 anos;
  • “Reduza: Imprima frente e verso”, com o intuito de reduzir o consumo de materiais;
  • “Reutilize: faça rascunho de folhas descartadas”, dando um novo uso aos recursos disponíveis;
  • “Recicle: separe o lixo”, porque pequenas ações diárias impactam no dia a dia e podem fazer a diferença.

A campanha encerra em 21 de setembro, Dia da Árvore. Até lá, serão divulgadas outras dicas, pesquisa, vídeo e materiais buscando envolver os servidores. A expectativa é que as pessoas adotem atitudes que fazem a diferença para a sustentabilidade do planeta. A SMRHL acredita que as ações impactam diretamente nas gerações futuras, por isso incentiva repensar a maneira como as pessoas se comportam, visto que este passo é essencial para estabelecer novos hábitos. A atividade conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Abilene Bandeira

Foto por Abilene Bandeira

Foto por Abilene Bandeira

Foto por Abilene Bandeira