1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Agosto

Prefeito Flávio Cassina participa de Seminário Competitividade pelo Rio Grande

Encontro virtual foi promovido pela Assembleia Legislativa na tarde desta quinta

Atualizada dia

O Prefeito Flávio Cassina participou, na tarde desta quinta-feira (20/08), do Seminário Competitividade pelo Rio Grande - Juntos para Recomeçar, Região Serra e Hortênsias. A promoção do encontro virtual foi da Assembleia Legislativa.

De Caxias, participaram também o reitor da UCS, Evaldo Kuiava e o presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini e ainda o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o prefeito de Canela, Constantino Orsolin e o presidente do Conselho de Administração da Tramontina, Clóvis Tramontina. A mediação ficou a cargo do presidente da Casa, deputado Ernani Polo com a apresentação da jornalista Vera Armando na TV Assembleia.

O Prefeito Cassina fez um apanhado geral da sua da administração. Falou das dificuldades enfrentadas com enchente, seca, ciclone e pandemia e recursos escassos. Entretanto reforçou a união da região, via Amesne, em busca de melhor atendimento da população, principalmente na área da Saúde neste momento. Ainda na Saúde, enfatizou a campanha da ampliação do Hospital Geral, que atende 49 municípios, lançada nesta manhã. Sobre o tema do seminário, falou das dificuldades em avançar em projetos devido a burocracia, mas que está tentando se agilizar o máximos questões importantes como o Aeroporto da Serra Gaúcha. "Temos demanda muito grande de infraestrutura como a duplicação das nossas estradas, por exemplo. Por outro lado, indenizamos esta semana os proprietários da área do novo aeroporto. Logo teremos o termo de posse. Também está sendo trabalhado o termo de referência para licitar o projeto e após, a obra em si", informou ao grupo.

Cassina sugeriu que a região amplie o foco na área do turismo, além da uva e do vinho, que já é tradicional, para o turismo industrial como São Bernardo do Campo/SP, em virtude das grandes empresas Marcopolo, Randon, Fras-le, Agrale, a própria Tramontina, em Carlos Barbosa. "Temos que ampliar esse leque que nunca foi pensado. Não tem o que não se fabrique aqui, temos uma diversidade de produtos muito grande. Devemos pensar com carinho também no trem regional. Herdamos a garra dos nossos antepassados, somos empreendedores natos e juntos conseguimos seguir em frente e inovar", afirmou.

Ao final do encontro, o deputado Ernani Polo elogiou as falas dos participantes. "Embora os prefeitos sejam de gerações diferentes todos estão preocupados com a gestão pública. A burocracia administrativa ainda é muito complexa e dificulta o andamento de projetos", destacou.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Fabiana de Lucena