1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Agosto

Prefeito recebe a Cartilha para a Comunidade Escolar em Tempos de Coronavírus

Equipe da Smed entregou também a Cassina o Protocolo Orientador do Setor Psicossocial

Atualizada dia

O Prefeito Flávio Cassina recebeu nesta sexta-feira (21/08) um grupo de professores da Secretaria da Educação (Smed), responsáveis pela elaboração da Cartilha para a Comunidade Escolar em Tempos de Coronavírus e do Protocolo Orientador do Setor Psicossocial. Os documentos foram repassados ao Chefe do Executivo pela Gerente da Equipe Psicossocial da Smed, Celita Zandonadi, pelo coordenador do programa Cipave, André de Campos, pela Gerente da Educação Especial, Marijara Gobbi e pela Assessora Pedagógica, Neci Maria Gasperin.

A Cartilha, elaborada em conjunto pela Equipe Psicossocial, Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e a Violência Escolar (Cipave) e Equipe da Educação Especial da Smed, apresenta uma série de informações importantes quanto aos cuidados que devemos ter neste período de isolamento social. Na apresentação do material consta que "sabemos que os momentos de crise são enfrentados de maneira singular por cada um, mas que sentimentos de insegurança, medo e impotência são recorrentes. Foi pensando em elucidar estas reações e dar suporte à comunidade escolar que este documento foi elaborado. Além disso, a cartilha também busca informar em relação ao funcionamento da Smed, bem como os canais que a comunidade escolar pode acessar nesse período. Destacamos, também, informações direcionadas a pais e professores sobre o cuidado com os filhos e alunos, dicas de material on-line educativo e sugestões de leituras. Durante uma pandemia é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento. Dessa forma, sabemos que as pessoas poderão ter diversos tipos de reações. Entretanto, é importante destacar que nem todas as dificuldades psicológicas e sociais apresentadas são consideradas doenças. A maioria dessas dificuldades são entendidas como reações normais diante de uma situação anormal".

Já o Protocolo Orientador do Setor Psicossocial foi elaborado com o intuito de apresentar a equipe psicossocial e suas atribuições, desenvolvimento do trabalho e a forma de acesso pela Rede Municipal de Ensino. Em janeiro de 2020, a equipe se constituiu como um setor de trabalho, sendo gerenciada por um técnico do serviço social. Atualmente, é composta por seis assistentes sociais e quatro psicólogos, nomeados e lotados na Secretaria Municipal da Educação. O atendimento às 81 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e às 45 Escolas de Educação Infantil (EEI) com contrato de gestão compartilhada é realizado pelos técnicos, que são organizados em duplas, designadas para cada região administrativa. Duas assistentes sociais da equipe realizam o atendimento específico aos processos judiciais referentes às solicitações de vagas em escolas de educação infantil.

O Prefeito elogiou o trabalho de toda equipe da Smed na busca constante em atender aos pais, alunos e todos professores da rede municipal neste período de pandemia. "É um momento novo para todos, mas que juntos vamos nos ajudando. A equipe da Smed está sendo muito importante neste momento ao apoio às equipes diretivas, pais e alunos, agora com a novidade das aulas remotas. Cumprimento pelo excelente material que vai ajudar a esclarecer e orientar os atendidos na nossas escolas", destacou.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Fabiana de Lucena

Foto por Fabiana de Lucena

Foto por Fabiana de Lucena

Cartilha para a Comunidade Escolar em Tempos de Coronavírus
Publicado dia 21/08/2020 às 13:21
Protocolo Psicossocial
Publicado dia 21/08/2020 às 13:21