1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Setembro

Campanha contra a poliomielite e multivacinação começa na próxima segunda

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a campanha de vacinação contra a poliomielite (gotinha) e a de multivacinação (para colocar em dia a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes) começa na próxima segunda-feira (05/10). As vacinas serão feitas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

A campanha da vacina da poliomielite é para crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias. A meta é atingir 95% das crianças dessa faixa etária, a qual, segundo o IBGE, é de 22.127 mil. Já a campanha de multivacinação tem o objetivo de colocar em dia o esquema vacinal de crianças e adolescentes (0 a 14 anos completos). O Dia D está agendado para 17 de outubro.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mônica Renosto, as equipes serão capacitadas e os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19 foram reforçados. "A vacinação é considerada uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública, em especial para reduzir a propagação de doenças. Por isso, é muito importante que os pais atualizem a caderneta dos filhos. Podem ir na UBS de referência sem medo, pois redobramos os cuidados".

Ainda segundo Mônica, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Novidade

Neste ano, uma vacina nova está sendo oferecida pelo SUS: a meningocócica ACWY, para adolescentes de 11 e 12 anos. Ela previne quatro tipos de meningites: A, C, W e Y. Antes a dose estava disponível apenas na rede privada.

A meningite é uma doença grave que causa inflamação das meninges – tecido que envolve o cérebro e a medula espinhal. A principal forma de prevenção é a vacina.

Os sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos e podem surgir rapidamente. Nas formas mais graves da doença podem surgir manchas avermelhadas (menimgococcemia), confusão mental e sonolência.

Foto por Andréia Copini