1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Outubro

24ª Surdolimpíadas de Verão 2021: conheça a mascote Nino

Escolhida por meio de concurso aberto a todos brasileiros, denominação sintetiza aspectos como o significado sociocultural e histórico ao país e aos gaúchos e a coerência com a imagem do quati-de-cauda-anelada, símbolo do evento

Atualizada dia

O Comitê Plural da ª Surdolimpíadas de Verão 2021, responsável pela organização do evento multidesportivo que irá ocorrer entre os dias 5 e 21 de dezembro de 2021, em Caxias do Sul, revelou o nome da mascote, na quinta-feira, 15 de novembro. O nome escolhido para a mascote foi ‘Nino’, sugerido por Felipe Oliveira, de 34 anos, de Minas Gerais.

A mascote quati-de-cauda-anelada foi escolhida em 11 de setembro, por meio de um concurso que envolveu diversas escolas e estudantes do ensino médio das cidades da região da Serra gaúcha. A criação vencedora é assinada por Ezequiel Becchi, 17 anos, estudante do Ensino Médio da cidade de Flores da Cunha. Para nomear a mascote e dar continuidade ao projeto de inclusão da comunidade, o Comitê Plural da Surdolimpíadas propôs outra ação.

Um concurso para a nomeação das mascote foi aberto a todos os brasileiros e realizado por meio de um formulário de rápido preenchimento nas redes sociais oficiais da 24ª edição da Surdolimpíadas de Verão. Os requisitos a serem seguidos na sugestão do nome foram: ter um significado sociocultural/histórico para o país e os gaúchos, além de ser coerente com a imagem do quati-de-cauda-anelada.

Os envios das sugestões de nome foram encerrados no dia 8 de Outubro, quando um comitê avaliador, composto por membros do comitê plural escolhidos pela organização do evento e por doutores e mestres especialistas em linguística, comunicação e história, analisou as propostas enviadas e deu um veredito técnico.

Quati – O desenho, criado à mão livre, deveria representar, em formato de boneco, a união de culturas pelo esporte. A mascote foi inspirada no quati-de-cauda-anelada, ambientado a diversos habitats, desde a Colômbia até o sul do Brasil, e considerado um animal com alta capacidade de adaptação. O chapéu que acompanha o desenho, representa a cultura agrícola da região da Serra gaúcha e é um símbolo dos produtores de uva. Já o lenço no pescoço faz referência à cultura gaúcha. Saiba mais.

Surdolimpíadas 2021

A 24ª Surdolimpíadas de Verão, organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), é a primeira edição realizada em um país da América Latina. Os jogos internacionais terão a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas e equipes, para disputa em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.

*Com Assessoria de Imprensa do evento