1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Outubro

Campanha de vacinação contra a pólio e multivacinação é prorrogada até 21 de novembro

Mais de 24 mil crianças já foram imunizadas

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação foi prorrogada até 21 de novembro. Até o momento, 13.003 crianças foram imunizadas contra a paralisia infantil, ou seja, 58,81% da meta, e 11.395 receberam doses atrasadas contra outras doenças durante a atualização da caderneta.

Conforme a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mônica Renosto, a meta ainda está longe de ser alcançada. "Será necessário um esforço conjunto com as UBSs e os pais, para que eles entendam a importância da imunização e levem seus filhos para receber a dose, uma vez que, devido à pandemia, muitos deixaram de atualizar as cadernetas e as vacinas estão atrasadas".

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.

Já a campanha de multivacinação, por sua vez, tem o intuito de atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis. Por ser uma estratégia de atualização de esquemas em atraso, não se trabalha com metas. A avaliação será realizada a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação no período.

Foto por Andréia Copini