1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Outubro

Museu Municipal do Esporte já está disponível para acesso à comunidade

Solenidade de lançamento ocorreu nesta sexta-feira e está disponível nesta primeira etapa em ambiente virtual

Atualizada dia

O Prefeito Flávio Cassina acompanhou nesta sexta-feira (16) a solenidade de inauguração do Museu Municipal do Esporte, o primeiro do segmento no Município e na região. Com o lançamento do local, que nesta primeira etapa será somente em ambiente virtual, Caxias do Sul passa a contar com sete espaços museológicos administrados pelo Poder Público na cidade. Para conferir o Museu, basta acessar o link https://sites.google.com/view/museudoesportecxs .

O diretor da Divisão de Museus, Itamar Ferretto Comaru, apresentou o espaço museológico aos presentes na solenidade, que foi realizada no Ginásio do Enxutão. Local que abrigará o Museu físico. “O Museu do Esporte é um museu colaborativo e participativo. A memória esportiva envolve muita gente, muitos sentimentos e muitos tempos. Nesse ambiente virtual, temos o acervo, que abarca várias temporalidades, jogos escolares, jogos profissionais. É um Museu que além da imagem e do som, nos preocupamos muito com a valorização do ser humano”, destacou Comaru.

Foto por João Pedro Bressan

“É um momento diferente que estamos vivendo, mas o dia de hoje é um momento bem feliz. Esporte e Cultura precisam trabalhar juntos e com a criação desse Museu é uma parceria que vai permanecer para sempre. Esse é o ponta pé inicial de uma partida que não tem fim. É um Museu vivo. A memória é o que fica”, frisou o secretário do Esporte e Lazer, Gabriel Citton.

Foto por João Pedro Bressan

Para a secretária da Cultura, em meio a pandemia, a criação de um novo espaço museológico de forma interdisciplinar mostra a importância de ações públicas de cultura e esporte e lazer consolidadas no Município. “Sabemos que um Museu não surge pronto e sua implantação é somente uma etapa de todo o processo. Mas, hoje, vemos nascer esse local que a partir de agora poderá servir de referência para o segmento esportivo de Caxias do Sul e que poderá ter seu acervo construído pela comunidade e isso é essencial. A história de uma cidade é a visão da comunidade e das entidades que a compõem”, afirmou Luciane Perez.

Foto por João Pedro Bressan

O Prefeito Flávio Cassina se emocionou ao falar sobre a criação do Museu. Para ele, o Museu do Esporte é um empreendimento que nasce para permanecer para sempre presente na comunidade de Caxias do Sul. “Temos uma história extremamente rica em Caxias do Sul. Ver surgir esse Museu nos enaltece muito. É um passo importante para a história do esporte da cidade. Ainda é um primeiro passo, mas que muito nos orgulha poder entregá-lo à comunidade. Seguiremos desenvolvendo ações de estímulo permanente ao esporte, à cultura e à educação em Caxias do Sul”, ressaltou o Prefeito.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

O Museu do Esporte de Caxias do Sul é um espaço de pesquisa, educação e difusão da memória esportiva local. Participativo e colaborativo, sua missão será promover o conhecimento e a reflexão sobre o campo esportivo local em uma perspectiva que privilegie a valorização das memórias e patrimônios culturais materiais e imateriais relacionados ao esporte caxiense.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens