1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Outubro

Smed capacita 160 futuros coordenadores pedagógicos

O objetivo é preparar a equipe para atuar nos diferentes projetos voltados para a recuperação da aprendizagem em 2021

Atualizada dia

Diversos atores fazem parte do processo de aprendizagem dentro de uma escola, como: estudantes, família, professores e direção. No entanto, nem sempre todos conseguem se comunicar da maneira adequada e alinhar seus esforços em função de um mesmo objetivo. E é exatamente aí que entra a figura do coordenador pedagógico.

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed), pensando nesse profissional e nas questões desafiadoras e entusiasmantes que envolvem a Coordenação Pedagógica Escolar, inicia nesta quarta-feira (07/10) a formação para Coordenadores Pedagógicos: Reflexões sobre a Ação.

Nesse primeiro momento da formação, a Smed capacitará 160 futuros coordenadores pedagógicos, divididos em duas turmas. Além disso, haverá uma terceira turma em meados de novembro, devido a demanda existente.

O objetivo da formação é promover reflexões acerca das práticas educativas e suas articulações com os processos de ensino e aprendizagem e dos saberes e fazeres do coordenador pedagógico no cotidiano da Educação Básica, considerando pressupostos epistemológicos e pedagógicos da prática docente inovadora. "O curso será realizado virtualmente, ao longo de quatro semanas, em que a equipe pedagógica oportunizará interlocuções teóricas e práticas sobre o fazer docente, alinhado as mediações desenvolvidas pelo coordenador pedagógico", informa a diretora pedagógica da Smed, Carla Roberta Sasset.

Para a secretária da Educação, Flávia Vergani, a capacitação dos Coordenadores Pedagógicos que atuarão, no contexto pós-pandemia, é de fundamental importância "para intensificar as oportunidades de aprendizagem e articular, entre outras, as ações dos projetos que acontecerão em 2021, a fim de resgatar habilidades que não foram desenvolvidas ou consolidadas em 2020".