1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Novembro

Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul serão conhecidos nesta quarta

Apesar da crise, 2020 registra safra de uvas considerada de excelente qualidade e aumento no consumo de vinhos pelas famílias durante a quarentena

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), anuncia nesta quarta-feira (25/11), as vinícolas premiadas com troféus no 23º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva. O anúncio será realizado durante evento corporativo, a partir das 19h30min, no Tulipa Restaurante, nos Pavilhões da Festa da Uva (com público restrito a 10% da capacidade do espaço). O concurso é promovido pela SMAPA e Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul).

A realização do evento chegou a ser uma incerteza por causa da pandemia de coronavírus. No entanto, mudanças nos decretos estaduais liberando eventos corporativos, desde que seguidos os protocolos, motivaram os organizadores a promover a premiação. “O objetivo é valorizar os produtores de uva, vinho e sucos, bem como os profissionais desta importante cadeia econômica”, destaca o titular da SMAPA, Valmir Susin. “Com todos os cuidados e algumas restrições, vamos manter uma bela história de 23 anos”, diz.

Ele acrescenta que a edição de 2020 será lembrada também por uma safra de uvas considerada por especialistas como de excelente qualidade e pelo aumento no consumo de vinho durante a quarentena, quando a bebida passou a ser mais apreciada em família. “Apesar de todas as adversidades, participaram neste ano 33 cantinas, apenas uma a menos que nos anos de 2019 e 2018. E o número poderia ser maior se algumas vinícolas já não tivessem comercializado todo o vinho devido ao mercado favorável”, diz. Susin destaca ainda a evolução na qualidade dos vinhos e sucos registrada ao longo dos anos, mantendo a tradição e a credibilidade do concurso. O certame caxiense é um dos pioneiros do Estado: a primeira edição foi em 1998.

As 145 amostras inscritas concorreram nas categorias Vinho Tinto de Mesa, Branco de Mesa, Rosado de Mesa, Branco Vinífera, Tinto Vinífera, Tinto Vinífera Engarrafado e Suco de Uva. A análise sensorial foi realizada em setembro, no mezanino da Festa da Uva, reunindo 16 especialistas. Os vinhos premiados receberão troféus e poderão ser comercializados com o Selo do Concurso (ouro ou prata) correspondente a sua respectiva premiação.

Atualmente, cerca de 70 vinícolas produzem vinhos e/ou sucos de uva em Caxias do Sul. O Município possui 1,6 mil propriedades com aproximadamente quatro mil hectares plantados de videiras. A produção anual de uva é da ordem de 85 mil toneladas.

O 23º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul tem patrocínio de Amazon Group, Aranha Embalagens, Biotecsul, 2000 Artes Gráficas, Flexotec, Irmãos Luvison, Microsal, Sicredi, Superflexo e Vêneto Mercantil.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Alexandra Baldisserotto

Foto por Neiva Rech