1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Novembro

Obras dos corredores de ônibus na rua Bento Gonçalves iniciam na próxima semana

Secretaria de Trânsito dá segmento as melhorias na mobilidade urbana

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que inicia mais uma etapa da construção dos corredores de ônibus em concreto rígido na próxima segunda-feira (23/11). O trecho que entrará em obras será na rua Bento Gonçalves, entre as ruas Dr. Montaury e Borges de Medeiros. O estacionamento rotativo que está ao lado esquerdo da via será suspenso e o tráfego de veículos ficará restrito a meia pista pelo tempo em que durarem as obras. A estimativa da SMTTM é de conclusão do trecho em até 90 dias.

Desta forma, visando a redução do impacto na mobilidade urbana, o cruzamento das ruas Marquês do Herval e Pinheiro Machado estará totalmente bloqueado, exceto para tráfego de veículos locais e moradores. A SMTTM orienta aos condutores particulares que trafeguem por vias alternativas. Cabe salientar que o Transporte Coletivo Urbano também sofrerá alterações de embarque e desembarque. A comunidade pode se informar sobre as mudanças no site da concessionária, bem como através do aplicativo Caxias Urbano.

Para se deslocar no sentido Sul/Norte, pode-se utilizar as ruas Alfredo Chaves e Andrade Neves. No sentido Norte/Sul, as vias alternativas são as ruas Garibaldi e Do Guia Lopes. As ruas Ernesto Alves e Vinte de Setembro também atendem ao eixo Leste/Oeste/Leste. Excepcionalmente enquanto durar a intervenção, será permitida a conversão à direita na rua Pinheiro Machado, no cruzamento com a rua Visconde de Pelotas, como forma a criar mais uma rota alternativa aos condutores.

A obra de construção dos corredores de ônibus em concreto rígido integra pacote de investimentos da Prefeitura em melhorias na mobilidade urbana do município, cujo valor é de R$ 5 milhões. Todas as intervenções deverão ser finalizadas no primeiro semestre de 2021. Os recursos estão atrelados a montante no valor de R$ 8 milhões, já destinado à construção das Estações Principais de Integração (EPI) da Zona Norte e de Ana Rech. Os valores integram operação de crédito da Caixa Econômica Federal e estavam disponíveis desde 2016. Eles seriam perdidos caso as obras não se iniciassem em 2020.

Em caso de chuva, o início das obras será adiado para o próximo dia com condições meteorológicas favoráveis. A SMTTM orienta aos condutores que trafegarem na rua Bento Gonçalves que o façam com velocidade reduzida e atenção redobrada em função da presença de maquinário e pessoas sobre as vias.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Fonte SMTTM