1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Novembro

Secretaria de Segurança participa de reunião com representantes da Organização Internacional para as Migrações

Atualizada dia

A Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, foi convidada para participar de reunião na Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Caxias do Sul com representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU para migrações. Na oportunidade, Patricia Siqueira e Iurque Pinheiro falaram sobre o Programa Oportunidades. Estavam presentes o Diretor-Executivo da CIC, Gelson Dalberto, o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Hernest Larrat dos Santos, a diretora de Proteção Social, Raquel Dessoti e a titular da coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, Alessandra Pereira.

O programa é específico para venezuelanos e os auxilia após a Operação Acolhida que é realizada pelo governo federal, exército brasileiro e ONU no território de fronteira do Brasil com a Venezuela, onde existem abrigos que recebem os imigrantes fronteiriços assim que chegam no nosso país.

Após essa primeira acolhida são interiorizados e nesse momento o Programa Oportunidade segue acompanhando esses imigrantes para que possam se fixar nas cidades onde foram acolhidos. No programa incluem cursos de português, empreendedorismo, profissionalizantes conforme a região em que vivem, para que sejam inseridos no mercado de trabalho.

“Nós que somos responsáveis pelo Centro de Informações ao Imigrante vamos estreitar laços para atender de imediato os venezuelanos já residem em nossa cidade. Até o momento 40 famílias venezuelanas já foram atendidas no Centro e serão os primeiros beneficiados”, informa Alessandra da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial,

As empresas que desejarem contratar os imigrantes terão o suporte dos agentes da OIM no sentido de auxiliarem na adaptação ao trabalho, cursos que possam ser necessários e apoio para que a família se fixem na região.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação