A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação tem o objetivo de reduzir o excesso dos passageiros dentro dos ônibus da concessionária que administra o serviço. A SMTTM explica que o município está classificado na bandeira laranja no Distanciamento Controlado do Governo Estadual e obedece a determinação de lotação máxima de 60% da capacidade total dos veículos. Os números compreendem tanto pessoas sentadas como usuários em pé.
Nos casos em que a Fiscalização de Trânsito flagra excessos de usuários na linha, a concessionária é alertada para que providencie maior oferta de assentos através da substituição de ônibus simples por articulados ou com o acréscimo de veículos no trajeto, encurtando os horários de saída. Em nenhum caso os usuários que estiverem em excesso são obrigados a desembarcarem dos ônibus. As vistorias ocorrem nas aproximadamente 85 linhas do Transporte Coletivo Urbano. Os horários de pico têm os maiores efetivos, no início da manhã e no final da tarde, mas as equipes atuam também em horários durante o dia, objetivando tabular o número real de passageiros transportados nos dois turnos.
Na quinta-feira (12/11), os servidores da SMTTM fiscalizaram 23 linhas em 164 horários. Foram 46 passageiros em excesso nos ônibus, em 07 linhas e em 09 diferentes horários. Os grandes problemas estiveram concentrados nas linhas TR01 – Troncal (excesso de 14 usuários às 18h25) e L83 – Campos da Serra (excesso de 10 usuários às 7h36 e às 17h46). Além destas, houve excesso de passageiros nos itinerários L85 – Nossa Senhora das Graças (08 pessoas), L24 – Forqueta (05 pessoas), L14 – Desvio Rizzo (04 pessoas), L66 – Vitória (03 pessoas) e L42 – Planalto / São Victor (02 pessoas).
Os servidores da SMTTM somaram 5.736 passageiros nos veículos durante as fiscalizações. A taxa diária de excessos foi de 0,80% do total de usuários transportados. O percentual acumulado do mês de novembro é de 1,07%.
Limite de capacidade: A SMTTM reitera que o limite máximo de usuários permitidos nos ônibus irá se alterar de veículo para veículo, conforme a capacidade de transporte de usuários sentados e de pé. Para citar um exemplo, o ônibus nº 239 tem capacidade para 34 usuários sentados e 23 em pé. O total é de 57 pessoas. Como o limite permitido é de 60%, o ônibus terá sua lotação máxima com 34 usuários. Por outro lado, o veículo nº 790 pode transportar 67 pessoas sentadas e 90 em pé. No total, são 157 usuários. Com a nova regra, o limite será alcançado com 94 usuários.
A SMTTM ressalta que as fiscalizações nos ônibus irão permanecer por tempo indeterminado.
Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na quinta-feira:
- TR01 – Troncal
- L02 – Salgado Filho / Ana Rech
- L04 – Cruzeiro
- L14 – Desvio Rizzo
- L17 – Bela Vista
- L22 – Jardim da Lagoa
- L24 – Forqueta
- L26 – Bom Pastor
- L30 – Montes Claros
- L38 – Diamantino
- L42 – Planalto / São Victor
- L46 – Vila Leon
- L48 – Santa Tereza
- L55 – Cidade Industrial
- L65 – Verona
- L66 – Vitória
- L67 – São Caetano
- L68 – Gauchinha
- L69 – Parque das Rosas
- L77 – Caravaggio
- L83 – Campos da Serra
- L85 – Nossa Senhora das Graças
- L97 – Vila Mari