1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Dezembro

Prefeito Cassina recebe o livro “Voto e Mandato” do presidente do Legislativo

A nova publicação conta a história estatística das 17 Legislaturas da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Atualizada dia

O Prefeito Flávio Cassina recebeu na tarde desta quinta-feira (17/12) um exemplar do livro “Voto e Mandato, as 17 Legislaturas da Câmara Municipal de Caxias do Sul” do presidente do Legislativo caxiense, vereador Ricardo Daneluz. A nova publicação conta a história estatística do Parlamento local, entre 1947 e 2020, com notas complementares a partir dos resultados das eleições municipais deste ano. O ato aconteceu no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo.

De acordo com Daneluz, diante da impossibilidade de um lançamento aberto ao público, devido à pandemia da Covid-19, a formalização de hoje simbolizou a divulgação oficial do livro. Ficou acertada a distribuição de exemplares às escolas municipais. Uma versão da obra, em PDF, ficará disponível no site institucional (www.camaracaxias.rs.gov.br).

Ao receber o livro, em formato de opúsculo (folheto brochado), o Prefeito saudou a iniciativa. Vereador por dois mandatos, Cassina tinha 69 anos quando tomou posse, como parlamentar da Casa, pela última vez, em janeiro de 2017. Na história da Câmara, o vereador com mais idade é Pedro Olavo Hoffmann, que foi eleito aos 76 anos, nas eleições de outubro de 1992.

Organizada por Denerlei Antonioli (chefe da Assessoria de Comunicação Social do Legislativo), Eduardo Reis (historiador e documentalista da Casa) e Fábio Rausch (jornalista da Casa), a obra contempla 315 mandatários titulares, de 42 siglas partidárias, os quais somaram 637.799 votos. Eduardo explicou que a principal contribuição da pesquisa consiste em demonstrar a força do voto, como o instrumento transformador, para um exercício democrático, de fato.

Participaram do ato, na tarde de hoje, junto com o Prefeito Cassina e o presidente Daneluz, além dos autores, a coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Fabiana de Lucena, a diretora-geral da Câmara, Danúbia Boeira dos Santos Verza, e o assessor político Marcelo Rech.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Letícia Kreling

Foto por Letícia Kreling

Foto por Letícia Kreling