1. Início
  2. Notícias
  3. 2020
  4. Dezembro

Secretaria da Cultura cria Programa Permanente de Educação Patrimonial em Caxias do Sul

Iniciativa será realizada por meio do Projeto “Olhares Patrimoniais: educação, sensibilidade e voz”

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul instituiu o Programa Permanente de Educação Patrimonial no Município, que será gerenciado pela Secretaria Municipal da Cultura. A medida está prevista no Decreto Municipal n° 21.312/2020 e tem por objetivo o desenvolvimento da política de preservação do patrimônio cultural em Caxias do Sul.

A execução do Programa compete à Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural e Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn, com desenvolvimento de atividades multidisciplinares com a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria Municipal do Turismo e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

“A concretização desse Programa é fundamental para o desenvolvimento dessa temática em Caxias do Sul. Não podemos fazer cultura sem nos preocuparmos em fomentar a educação patrimonial”, destaca a secretária da Cultura, Luciane Perez.

Para efetivação do Programa, a SMC desenvolveu o projeto “Olhares Patrimoniais: educação, sensibilidade e voz”. O projeto tem o intuito de perceber a cidade como espaço educador, valendo-se do patrimônio cultural histórico e contemporâneo existente na localidade, buscando assim, elaborar e articular os potenciais dos bens culturais, com os campos do Turismo e da Educação.

O projeto consiste em criar Roteiros de Educação Patrimonial, que partam de Pontos Indutores(Museus/Arquivo), para abordar o patrimônio cultural material e imaterial do município em caminhos temáticos a serem percorridos. Em tais caminhos o visitante se deparará com os Pontos de Interesse, que são os bens patrimoniais imóveis (tombados ou não), locais de interesse histórico e cultural, locais onde ocorreram fatos e eventos relevantes, e/ou quaisquer outros que interessar possam. Em tais locais, onde acontecerão as paradas no roteiro, o visitante será apresentado aos seus elementos históricos, culturais e pedagógicos.