1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Janeiro

Secretária da Saúde recebe demandas do Conselho Municipal de Saúde

Na reunião, integrantes do Conselho explanaram sobre o funcionamento do órgão, que é deliberativo

Atualizada dia

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e o diretor-executivo da pasta, Dino de Lorenzi, se reuniram nesta terça-feira (12/01) com representantes do Conselho Municipal de Saúde. As principais demandas do Conselho foram apresentadas em um ofício entregue pelo presidente, Alexandre de Almeida Silva, e por Antônio Carlos Santos e Jocelia Almeida, integrantes da Mesa Diretora. Eles também realizaram uma breve explanação sobre o funcionamento do órgão colegiado, criado por lei em 2014.

Entre as demandas apresentadas estão a promoção de espaços para formação dos conselheiros, ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dentre outras. A secretária destacou o papel fundamental do Conselho e a importância do controle social:

"O Conselho é uma composição fundamental para a defesa de ações em prol da população. Estamos sempre abertos a participar e a ouvir, porque essa integração é essencial.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo formado por 36 membros titulares e outros 36 suplentes, com representatividade dos trabalhadores da área da saúde, entidades e movimentos de usuários, além de nomes do governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.

O encontro ocorreu na sede da Secretaria da Saúde. Na oportunidade, a secretária também recebeu convite para integrar a Mesa Diretora do Conselho.

Foto por Cristiane Barcelos