1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Fevereiro

Colônia de Férias da Smel presta 154 atendimentos neste ano

Projeto tem o objetivo de proporcionar atividades recreativas e modalidades náuticas

Atualizada dia

A Colônia de Férias, promovida anualmente pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, teve duas semanas de atividades abertas para crianças e adolescentes. O projeto que teve início em 1º de fevereiro, encerrou a edição 2021 na tarde de sexta (12). Seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, foram oferecidas práticas de modalidades náuticas, atividades recreativas e gincana náutica. Como nos demais anos, a programação foi desenvolvida na represa São Miguel (Complexo Dal Bó), no Bairro Fátima, também sede do Programa Caxias Navegar.

Em razão da pandemia, o número de participantes foi reduzido neste ano. Assim mesmo, foram prestados 154 atendimentos, entre crianças e adolescentes, de oito a 17 anos. Os equipamentos de segurança foram fornecidos pelo programa, que teve monitoramento de professores e estagiários em cada modalidade ofertada. O lanche foi fornecido pelo Banco de Alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).

De acordo com Diane Stefan, Coordenadora do Programa Caxias Navegar, e uma das responsáveis pelo projeto Colônia de Férias, as atividades precisaram ser reorganizadas devido ao cenário atual. Para ela, é gratificante fazer parte do projeto. “Poder repassar um pouco do meu conhecimento a outras pessoas, ver a alegria, felicidade e nostalgia que os participantes manifestam ao fazer as atividades é gratificante e prazeroso”, afirma.

Para as crianças e adolescentes participantes, a Colônia de Férias vai muito além de um passatempo nas férias. “Eu amo, porque a gente se diverte, vê amigos e não fica só no celular”, comenta Valentina Pigatto, nove anos, que participou pela terceira vez, juntamente com o irmão gêmeo, Breno Pigatto. Breno é deficiente auditivo e participa das atividades com acompanhamento de professores do Navegar, assim como os demais participantes com deficiência (PCDs).

Inclusão no Caxias Navegar

O Programa Caxias Navegar é público e tem o objetivo de oportunizar o aprendizado das modalidades de remo, vela canoagem. As atividades estão abertas durante todo o ano, mediante inscrições. O programa proporciona a integração e inclusão de pessoas há 20 anos. São atendidos semanalmente cerca de 20 pessoas com deficiências (PCDs). Essas pessoas são recebidas pelo programa e encaminhadas às turmas, recebendo atenção especial de profissionais capacitados.

O programa Navegar também atende ao público adulto uma vez por semana. As inscrições estarão abertas a partir de março. Mais informações pelo telefone (54) 3901-8025, das 13h às 17h.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Gisele Nozari

Foto por Diane Stefan

Foto por Gisele Nozari

Foto por Diane Stefan

Foto por Diane Stefan