1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Fevereiro

FAS aprova retorno dos atendimentos coletivos presenciais nos serviços para crianças e adolescentes da Proteção Social Básica

Atualizada dia

A Fundação de Assistência Social (FAS) remeteu na última semana, ofício aos serviços de Proteção Social Básica da Assistência Social da rede parceira autorizando a retomada dos atendimentos presenciais coletivos para as crianças e adolescentes.

O retorno está respaldado nos protocolos apresentados pelos serviços executados em parceria entre as Organizações da Sociedade Civil (OSC) com a FAS, previstos no Plano de Contingência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Caxias do Sul – Etapa 2, aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Municipal (COE).

O documento prevê a retomada dos atendimentos presenciais coletivos e a continuidade dos atendimentos presenciais individuais e visitas domiciliares, com a observação das medidas de proteção descritas no protocolo e referido plano, com observância principalmente ao uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e prevalência da bandeira laranja.

O retorno às atividades coletivas visa principalmente minimizar os agravos que a pandemia causou, à saúde mental, relacionados ao distanciamento social, preservando as relações saudáveis e manutenção de vínculos por meio da convivência diária, característica inerente dos serviços da assistência social da proteção social básica.

“Esse retorno gradual das crianças e adolescentes é muito importante, pois até aqui eles não perderam o vínculo, porém a forma de trabalho mudou muito”, enfatiza a diretora de Proteção Social Básica, Jovane Fochesatto.

A retomada não prevê o retorno de pessoas idosas ou com comorbidades. Para esse público, a orientação é que se aguarde a vacinação e que seja mantido o atendimento presencial individual, bem como as visitas domiciliares e o atendimento virtual ou remoto.

Foto por Divulgação Mão Amiga