1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Fevereiro

Secretaria da Saúde orienta que pacientes com sintomas respiratórios leves procurem Unidades Básicas de Saúde

Só devem buscar atendimento nas tendas junto às UPAs Central e Zona Norte quem tiver sintomas graves ou não conseguir atendimento em UBS

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta que pacientes que suspeitam ter contraído covid-19 e que apresentam sintomas respiratórios leves devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para o primeiro atendimento. Só devem procurar as tendas instaladas junto às UPAs Central e Zona Norte aqueles que tiverem os sintomas agravados ou que, por algum motivo, não tenham conseguido atendimento em UBS.

Esses procedimentos são necessários para dinamizar e agilizar os atendimentos, para que os doentes permaneçam menos tempo na espera. Segundo a SMS, cerca de 80% das pessoas que têm buscado atendimento nas tendas apresentam sintomas leves, logo, poderiam ser atendidas em UBSs, desafogando as filas nas tendas.

A orientação é que pessoas com sintomas leves (tosse, coriza, febre, dor no corpo e dor de cabeça) devem ir à UBS de referência. O paciente será atendido e, se necessário, será encaminhado para realizar o teste de covid-19. O doente já sai da UBS com o exame RT-PCR agendado.

Os pacientes cujos sintomas piorarem após a consulta na UBS ou que sentirem falta de ar devem procurar atendimento em uma das tendas, junto à UPA Central ou junto à UPA Zona Norte.

Foto por Arquivo/Mateus Argenta