1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Fevereiro

Transporte coletivo urbano apresenta alta no excesso de passageiros

Controle é feito diariamente pela Fiscalização de Trânsito da Prefeitura de Caxias do Sul

Publicada dia

Entre os dias 08 e 12 de fevereiro, as equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) somaram mais de 14 mil passageiros nos ônibus durante as fiscalizações para o cumprimento dos decretos que estabelecem a ocupação máxima de 60% da capacidade total dos veículos no transporte coletivo urbano. O índice de excesso foi de 1,62% do total de usuários transportados. Os maiores gargalos foram identificados nas linhas TR01 – Troncal (excesso de 48 usuários) e L14 – Desvio Rizzo (excesso de 26 usuários). O resultado é superior ao da semana passada, que foi de 1,23%.

As linhas mais observadas pelas equipes da Fiscalização de Trânsito foram as TR01 – Troncal - e L38 – Diamantino, vistoriadas três vezes. No total, as equipes fiscalizaram 71 linhas e 382 horários. Nos casos em que há flagrante de excesso de usuários, a Fiscalização de Trânsito alerta a concessionária para que amplie a oferta de assentos, seja com o acréscimo de veículos ou pela substituição de ônibus com eixos simples por veículos articulados.

Desde o começo dos trabalhos de fiscalizações, em abril de 2020, foram contabilizados 998.395 passageiros. Destes, 12.052 estavam acima do máximo permitido pelos decretos, que oscilaram conforme as mudanças de bandeiras vigentes. A média de excesso de passageiros no período foi de 1,21%.

O objetivo das ações é a redução do excesso de usuários em cumprimento aos protocolos sanitários que foram estabelecidos no Distanciamento Controlado do Governo Estadual. Nesta semana, Caxias do Sul está classificada na bandeira laranja, que significa risco médio de propagação do coronavírus. A SMTTM ressalta que as fiscalizações nos ônibus permanecerão por tempo indeterminado.

Foto Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi