1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Abril

Compahc tem nova composição

Posse dos novos integrantes ocorreu na tarde da terça (06.04)

Atualizada dia

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) foram empossados na tarde de terça (06.04) durante encontro virtual que teve as presenças do prefeito Adiló Didomenico e da secretária da Cultura, Aline Zili. O organismo é integrado por oito representantes do Poder Público e 11 de entidades representativas de diferentes setores da comunidade.

Em sua mensagem, o prefeito Adiló Didomenico observou que sempre foi um questionador quanto à demora nos prazos para a liberação de processos. Mas reconheceu a importância do trabalho do conselho na preservação dos imóveis que mantêm vivas as tradições da comunidade. “Tenho a convicção de que, em conjunto, encontraremos soluções para garantir a preservação dos imóveis que registram a história e fazem parte da memória da cidade. Ao mesmo tempo, tomar posições para liberar para outras finalidades os prédios que não tenham este interesse de preservação”, salientou. Adiló comentou que é preciso considerar a necessidade de não afugentar investimentos da cidade.

O prefeito definiu o novo grupo do conselho como qualificado e assegurou que a Administração manterá um relacionamento aberto e de diálogo na busca das melhores soluções. “Vamos sempre considerar os apontamentos e indicativos feitos pelo conselho”, ressaltou.

A secretária Aline Zili reforçou a importância do Compahc na realização de estudos para encontrar formas de manter vivas as tradições, preservando a identidade do povo e sua pluralidade. Entende que o grupo tem qualificação para promover ações que pensem o futuro da cidade e das próximas gerações, sem abrir mão da preservação da política cultural e do patrimônio histórico registrado por edificações, mas também por bens imateriais. “É preciso agir pensando na preservação do todo”, defendeu.

Vinculado ao Gabinete do Prefeito, o Compahc é um órgão de assessoramento e colaboração à Administração Municipal em todos os assuntos relacionados à proteção dos bens culturais. Tem como objetivos principais assessorar a Administração nos assuntos referentes ao Patrimônio Histórico e Cultural; encaminhar sugestão para inclusão no Plano Diretor Urbano de legislação de proteção às áreas de valor histórico e cultural; propor a celebração de convênios ou acordos com a entidade pública ou particulares visando à preservação do Patrimônio Histórico e Cultural; e estabelecer critérios para o enquadramento dos valores culturais por peças, prédios e espaços a serem preservados, tombados ou desapropriados; dentre outros.

Representantes das entidades governamentais

Secretaria Municipal da Cultura

Diretoria do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural

Procuradoria-Geral do Município

Secretaria Municipal da Educação

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Secretaria Municipal do Planejamento

Secretaria Municipal do Urbanismo

Secretaria Municipal do Turismo

Representantes das entidades não governamentais

Associação de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul

Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural

Câmara de Indústria, Comércio e Serviços

Diretório Central de Estudantes

FSG - Centro Universitário da serra Gaúcha

Instituto de Arquitetos do Brasil

Ordem dos Advogados do Brasil

Sindicato dos Servidores Municipais

Sindicato da Indústria da Construção Civil

União das Associações de Bairros

Universidade de Caxias do Sul

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas