1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Maio

Galeria Municipal recebe exposição sobre arte têxtil

Atividade também terá lançamento de novo livro da artista Véra Stedile Zattera

Publicada dia

A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim apresentará ao público, de 3 a 30 de junho, a exposição de obras eruditas e populares de artistas brasileiros e estrangeiros, retratando 10 mil anos da arte têxtil. As imagens mostram a semelhança entre as técnicas utilizadas, tanto por artesãos como por artistas. No dia da abertura, 2, entre 17h e 20h, haverá o lançamento do livro 10.000 Anos de Arte Têxtil.

Segundo a estudiosa, a pesquisa que resultou no livro e na exposição iniciou-se nos anos 1980 e foi se desenvolvendo até os dias atuais. O foco principal é o labor da arte têxtil popular e erudita e suas similitudes e particularidades. Em âmbito mundial, técnicas como o bordado, a tecelagem, o trançado, a renda e o tramado são vistos com a mesma importância dando valor, dessa forma, ao artista que faz de seu trabalho uma arte.

Técnicas idênticas e objetivos diversos caracterizam esse longevo mundo denominado arte têxtil ou fiber art. O desfiar dos flocos de lã ou de algodão, sua carda e fiação, ou o esfolamento e adequação de elementos vegetais são vistos com igualdade, valorizando, principalmente, a arte de dominar e trabalhar a fibra. Exemplo disso são as peças ou mesmo a pequena ferramenta denominada dedal, vendidas como lembrança aos turistas em diversos países, incluindo o Brasil,

A visitação poderá ser feita de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. A Galeria Municipal funciona junto à Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro). O livro de 240 páginas estará à venda no dia do lançamento; após, na Casa Faro (Rua Plácido de Castro, 1.053, Exposição, Caxias do Sul) e na Galeria Gerd Bornheim ao preço de R$ 150.

Foto por Divulgação