1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Maio

Secretaria de Trânsito divulga ações referentes ao Maio Amarelo

Programação inclui cursos online e live com participação do secretário Alfonso Willenbring Júnior

Atualizada dia

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, instaurada desde 2014, por meio de resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2021, devido à pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) promoverá uma série de atividades virtuais. Sob o lema “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”, as ações incluem cursos online e live com o secretário Alfonso Willenbring Júnior.

No dia 13 de maio, haverá uma edição online do curso Superando o Medo de Dirigir, às 19h. A ação contará com participação do psicólogo William Fiuza. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail escolatransito@caxias.rs.gov.br a partir do dia 10. Os interessados devem inserir no e-mail o nome completo e um número de Whats App, através do qual será enviado o link para acesso. A ação será realizada na plataforma Zoom e está restrita à participação dos primeiros 99 inscritos.

Em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), no dia 15 de maio, a partir das 10h, a Escola Pública de Trânsito será responsável pela abertura da transmissão do evento Ginástica Laboral, que será transmitido pelo Facebook da SMEL. Haverá apresentação de dicas de segurança no trânsito e informações sobre a nova legislação, além de questões referentes ao Maio Amarelo.

No dia 25 de maio, a Escola Pública de Trânsito fará atividades junto aos cadetes do 3º Grupamento de Artilharia Anti Aérea do Exército Brasileiro, com foco em motocicletas. Já no dia 31 de maio, no encerramento do Maio Amarelo, a SMTTM promoverá uma live com presença do gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT), Joelson Queiroz; do observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, Carlos Beraldo; e do secretário municipal de trânsito, Alfonso Willenbring Júnior. A atividade será exclusiva para servidores municipais e ocorrerá no Zoom, a partir das 18h30.

Continuamente durante o mês de maio, a Escola Pública de Trânsito da SMTTM promove lives com os 11 Centros de Formação de Condutores (CFC) localizados em Caxias do Sul. As atividades serão integradas ao Projeto Condutor Cidadão, voltado para futuros condutores, com reciclagens e cursos especiais. Além disso, instrutores e atendentes de CFC participarão de lives com foco na atualização da legislação de trânsito. A Fiscalização de Trânsito também fará ações para conscientização junto a pais, alunos e professores, em virtude do retorno das aulas presenciais.

Outra ação prevista é a de levar a Escola Pública de Trânsito para dentro de empresas. Neste caso, a empresa que tiver interesse em oferecer palestras aos seus colaboradores deve agendar horários pelo e-mail ou pelo Whats App (54) 98423.3047. Além disso, como forma de divulgar o Maio Amarelo, alguns monumentos e prédios públicos estarão iluminados de amarelo durante o mês de maio. Entre eles, o prédio-sede da SMTTM, o Monumento ao Imigrante e o monumento Jesus Terceiro Milênio, localizados, respectivamente, nos bairros Pio X, Petrópolis e Nossa Senhora da Saúde.

Foto por Reprodução