1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Junho

Convocatória de Arte está com edital aberto até o dia 25 de julho de 2021

A inscrição é gratuita e seleciona propostas que ocuparão a Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás nos últimos meses do ano de 2021

Publicada dia

A Unidade de Artes Visuais (UAV) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) inicia o processo seletivo de propostas artísticas que ocuparão a Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. A Convocatória para Exposições de Arte tem o objetivo de democratizar, estimular e fomentar a produção artística e seus intercâmbios, proporcionando transparência à distribuição e ocupação dos espaços culturais públicos da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 11 de junho até o dia 25 de julho de 2021.

A coordenadora da UAV, Mona Carvalho, salienta a importância de manter este projeto vivo que, mesmo que em datas diferentes do habitual, é um dos únicos editais que prevê uma ajuda de custo aos artistas visuais como uma forma de estímulo à produção artística, bem como dar oportunidade de artistas exporem suas obras de forma transparente e democrática.

“Manteremos a Convocatória de Arte, mesmo que de ele aconteça quase de que um semestre para o outro, pela importância deste programa realizado desde o ano de 2015, além do respeito em relação à continuação do trabalhos anteriores, a ocupação nos espaços públicos deve ser distribuída de forma transparente, oportunizando o estímulo de jovens artistas, justapondo com artistas mais significativos e com trajetórias consolidadas”, completa a responsável. Ainda, comenta que a Convocatória do próximo ano está prevista para o final de 2021 contemplando propostas para o ano de 2022, voltando aos períodos tradicionais do edital.

O edital deste ano tem o intuito de promover as exposições selecionadas ainda neste ano, nos seus últimos meses, porém, se houver uma nova suspensão das atividades culturais do Município, considerando os avanços da pandemia (COVID-19), pode-se existir alteração deste período, transferindo algumas e/ou todas exposições para o ano de 2022, sem que este ato, prejudique o edital do ano de 2022 e assim por diante.

Mona ressalta ainda, que uma galeria em constante movimento oferece à comunidade momentos intelectuais com diversidades conceituais, técnicas e artísticas, que estimulam o olhar do visitante, oferecendo um espaço para reflexão da arte, trabalhando o senso crítico dos cidadãos.

O regulamento e a ficha de inscrição encontram-se no site da Prefeitura, no link caxias.rs.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3901.1316 ou pelo e-mail: uniartes@caxias.rs.gov.br.

Serviço:

Convocatória de Arte – Exposições 2021

  • Período de Inscrições: 11 de junho a 25 de julho de 2021
  • Regulamento: https://caxias.rs.gov.br/servicos/cultura/artes-visuais/convocatoria-para-exposicoes-de-arte
  • Informações: (54) 3901.1316 – Ramal 201 e uniartes@caxias.rs.gov.br.
  • OBS: as informações da convocatória também estão disponíveis no site da prefeitura na área de serviços mais procurados, rolando a barra para a direita, ícone Convocatória de Arte